sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Hemocentro no AP recebe doadores para manter estoque de sangue no feriadão

Cerca de 50 doadores compareceram em centro de doação em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)Cerca de 50 doadores compareceram em centro de doação em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

Cerca de 50 doadores compareceram em centro de doação em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) em Macapá abriu as portas nesta sexta-feira (13), ponto facultativo para órgãos públicos, para receber doadores de sangue e manter o estoque em dia durante o feriado prolongado que iniciou na quinta-feira (12), Dia da Nossa Senhora Aparecida, e garantir a reposição das plaquetas para pacientes internados em hospitais.

O atendimento iniciou por volta das 7h e recebeu durante a manhã, cerca de 50 doadores. Um deles foi o digitador Marcos Valadares, de 44 anos, que aproveitou o dia de folga para ir até o Hemoap e contribuir na ação. Ele diz que doa sangue desde os 18 anos.

“É uma forma de ajudar o próximo e decidir desde jovem que doaria sangue, pois muitas pessoas precisam, ainda mais nesses períodos de feriado em que há vários eventos e viagens. Esse gesto pode salvar vidas e, com certeza, sempre que puder, vou colaborar”, destacou.

Marcos Valadares aproveitou dia de folga para fazer doação (Foto: Jéssica Alves/G1)Marcos Valadares aproveitou dia de folga para fazer doação (Foto: Jéssica Alves/G1)

Marcos Valadares aproveitou dia de folga para fazer doação (Foto: Jéssica Alves/G1)

Segundo o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro, em média, são realizadas 70 doações por dia e uma bolsa de 450ml é capaz de ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas. A quantidade de bolsas não é considerada baixa para o período, mas o atendimento foi intensificado para garantir o abastecimento do banco de sangue.

O diretor ressalta também que, se o Hemoap ficar três dias sem coletar, podem faltar componentes do sangue como as plaquetas que têm o tempo curto de vida útil. A convocação busca chamar atenção de doadores fiéis e pessoas interessadas em colaborar com o estoque.

“Sempre que há períodos de feriados longos, reservamos um dia para receber os doadores e evitar que o centro fique um longo período sem doações. As plaquetas do sangue tem duração de apenas cinco dias, pois passa por um processo de fracionamento, onde se extrai o concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado. Por isso precisamos manter o estoque em dia”, ressaltou.

Sávio Guerreiro, diretor do Hemoap (Foto: Jéssica Alves/G1)Sávio Guerreiro, diretor do Hemoap (Foto: Jéssica Alves/G1)

Sávio Guerreiro, diretor do Hemoap (Foto: Jéssica Alves/G1)

O sangue doado é usado para atender pessoas vítimas de acidentes, que precisam fazer transfusões ou cirurgias. O voluntariado sem direcionar a alguém é a doação mais segura, segundo o diretor. Os tipos sanguíneos com maior necessidade no Hemoap são “O+”, que é o mais comum, e o “O-” por ser a tipagem considerada universal com relação à compatibilidade.

Atendimento

As doações podem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, de 7h30 às 12h, no Hemoap, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá. O doador precisa levar documento de identificação com foto.

Hemocentro recebe em média 70 doações diárias (Foto: Jéssica Alves/G1)Hemocentro recebe em média 70 doações diárias (Foto: Jéssica Alves/G1)

Hemocentro recebe em média 70 doações diárias (Foto: Jéssica Alves/G1)

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário