segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Mortes no trânsito reduzem, mas ainda são a 2ª maior causa de óbitos no Amapá

Mortes no trânsito só perdem em número para os casos de homicídio (Foto: Arquivo/G1)Mortes no trânsito só perdem em número para os casos de homicídio (Foto: Arquivo/G1)

Mortes no trânsito só perdem em número para os casos de homicídio (Foto: Arquivo/G1)

Em outubro de 2015, a pequena Alexandra Farias Sena, de 5 anos, morreu após ser atropelada por um carro no município de Laranjal do Jari, no sul do estado. Ela estava numa bicicleta com a irmã e após a forte batida acabou morrendo no local. O caso da menina foi um dos 102 registros de amapaenses que perderam a vida no trânsito naquele ano.

Os números fazem parte dos dados mais recentes que compõem o Observatório do Trânsito, organizado pela Superintendência em Vigilância em Saúde do Amapá (SVS). A iniciativa pretende reunir e detalhar os registros a fim de traçar estratégias que possam diminuir casos de acidentes e o número de vítimas.

Os indicadores mostram que as ações de conscientização tem provocado queda nos casos. O ano de 2015 é o último com dados consolidados e registrou 102 mortes em 100 acidentes por todo o estado. O resultado é menor que os anos anteriores, onde foram 123 em 2014 e 117 em 2013.

O Observatório apontou ainda que os acidentes de trânsito são a segunda causa mais frequentes de mortes externas no Amapá, ficando atrás somente dos homicídios. Dos casos de 2015, quase 70% aconteceram somente em Macapá, cidade que abriga mais da metade da população do estado e que concentra a maioria da frota com mais de 177 mil veículos.

Os homens são as maiores vítimas no trânsito, com 84 das 102 mortes em 2015. As colisões são as principais causas de acidentes nas ruas do estado, seguidas pelos atropelamentos.

Além das mortes, os acontecimentos de trânsito também causam prejuízos sociais e econômicos, como os atendimentos na rede de saúde. Em 2017, somente no primeiro semestre 1.595 pessoas deram entrada no Hospitral de Emergências de Macapá vítimas de choques e colisões em ruas e estradas.

Conscientização

Os números do Observatório do Trânsito servem de base para elaboração de parcerias visando o maior alcance na orientação de motoristas e pedestres. Estão previstas pela SVS para novembro ações de alerta por todo estado, em especial no dia 19, data lembrada como o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário