'I’ã: Fotofragmentos de uma Amazônia Amapaense' ficará em cartaz no Sesc Araxá no período de 31 de outubro a 30 de novembro (Foto: Paulo Rocha/Divulgação)
Apresentando o cotidiano, as memórias e as diversas faces do povo amapaense, a exposição “I’ã: Fotofragmentos de uma Amazônia Amapaense”, do artista plástico e fotógrafo, Paulo Rocha, estará em cartaz entre os dias 31 de outubro e 30 de novembro para visitação gratuita na galeria Antônio Munhoz Lopes, no Sesc Araxá, na Zona Sul de Macapá. A abertura da mostra acontecerá no dia 27, às 19h.
A ideia é reunir a linguagem documental com a arte por meio das fotos. O fotógrafo toma como base a expressão "I’ã", que, para os Wajãpi, significa imagem ou também alma, memória e experiência.
"A mostra não é composta apenas fotos de povos indígenas, mas pego um conceito de um povo muito próximo [Wajãpi], mas culturalmente, está tão distante de nós [da capital]. Nas fotos, conhecemos a diversidade do amapaense. Costumes, faces e memórias estão compiladas na exposição", explicou Paulo Rocha.
São fotos de comunidades ribeirinhas, indígenas, rurais e do dia a dia de quem vive em Macapá. A mostra, que já teve uma parte exposta no estado e em Minas Gerais, está concluída e reúne fotos de 2012 até 2017.
Na vernissagem do dia 27 haverá uma programação especial com a performance da Companhia Supernova de Teatro Experimental, roda do batuque e marabaixo e a apresentação da “Suíte Xapiri/Curuocangô” – poesia sonora do Tatamirô Grupo de Poesia inspirada nas etnias Kaiapó e Yanomami, com participação especial da didgeridoo girl Thamires Werneck (MG).
Exposição retrata a vida e os costumes do amapaense (Foto: Paulo Rocha/Divulgação)
Vernissagem da mostra acontece no dia 27 de outubro, no Sesc Araxá (Foto: Paulo Rocha/Arquivo Pessoal)
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário