segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Motoristas da Uber param por 24 horas em Teresina em protesto contra projeto

Motoristas da Uber protestam em Teresina (Foto: G1 PI)Motoristas da Uber protestam em Teresina (Foto: G1 PI)

Motoristas da Uber protestam em Teresina (Foto: G1 PI)

Motoristas da plataforma Uber em Teresina paralisam atividades e fazem protesto nesta segunda-feira (30) contra o projeto que regulamenta aplicativos de transporte individual pago no país, como o Uber. A proposta foi aprovada no Senado, em regime de urgência no dia 24 de outubro, e deve ser apreciada pelos deputados federais nesta terça-feira (31).

Quem tem costume de utilizar os serviços do Uber em Teresina não conseguiu entrar em contato com eles nesta segunda-feira, já que como forma de protesto, a categoria decidiu desligar os aplicativos. Os condutores afirmam que todos os motoristas cadastrados na plataforma em todo o país paralisam o serviço nesta segunda-feira por 24 horas.

Motoristas saíram em carreata a partir do estacionamento da ponte Estaiada (Foto: G1 PI)Motoristas saíram em carreata a partir do estacionamento da ponte Estaiada (Foto: G1 PI)

Motoristas saíram em carreata a partir do estacionamento da ponte Estaiada (Foto: G1 PI)

“Em Teresina há muitos motoristas que dependem da plataforma para sustentar suas famílias e se esta regulamentação for aprovada, vai inviabilizar o trabalho destes pais de família. Acreditamos que muitos vão desistir do trabalho e quem vai sair perdendo é a população que paga bem mais barato para se locomover na cidade”, disse um motorista da plataforma que prefere não se identificar.

Em Teresina, o protesto acontece no estacionamento da Ponte Estaiada, na Zona Leste de Teresina, e de lá, os condutores afirmam que farão em carreata pelas ruas do Centro da capital.

O projeto 28/2017

A proposta, aprovada em abril pela Câmara dos Deputados, determina que o serviço de transporte por meio de aplicativos deverá respeitar uma série de exigências.

Entre elas estão vistorias periódicas nos veículos de transporte privado, idade mínima para os condutores e “ficha limpa” dos motoristas. Além disso, os carros deverão ter placa vermelhas e rodar com base em licença específica.

O G1 publicou uma reportagem especial sobre o serviço de Uber e de táxi em Teresina. Diante dos constantes desentendimentos entre motoristas do aplicativo e taxistas, o G1 ouviu representantes das duas categorias e apresenta os argumentos delas para o funcionamento ou não da plataforma.

Especial Uber - Info Histórico (Foto: Adelmo Paixão Neto)Especial Uber - Info Histórico (Foto: Adelmo Paixão Neto)

Especial Uber - Info Histórico (Foto: Adelmo Paixão Neto)

0 comentários:

Postar um comentário