segunda-feira, 30 de outubro de 2017

No Amapá, culto comemorativo vai marcar os 500 anos da Reforma Protestante

Amapá vai comemorar 500 anos da Reforma Protestante (Foto: Abinoan Santiago/G1)Amapá vai comemorar 500 anos da Reforma Protestante (Foto: Abinoan Santiago/G1)

Amapá vai comemorar 500 anos da Reforma Protestante (Foto: Abinoan Santiago/G1)

Os 500 anos da Reforma Protestante é comemorado mundialmente na terça-feira (31), mas no Amapá a festividade ocorre nesta segunda-feira (30), com um culto que vai reunir fiéis de 15 igrejas evangélicas do estado. O evento inicia às 19h30, no Teatro das Bacabeiras, no Centro de Macapá, e são esperadas 800 pessoas.

A programação conta com coral com 80 vozes, bandas evangélicas e ministração da palavra. A organização explica que a solenidade é aberta a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer a história e debater as heranças deixadas pelo movimento religioso às igrejas cristãs.

Para o pastor Reginaldo de Oliveira, da comissão organizadora do culto comemorativo, o movimento criado pela reforma representou mudanças em diferentes níveis sociais.

“Não houve só uma influência espiritual. Teve uma relevância na esfera política e impacto econômico e cultural. A igreja e as escolas na Idade Média eram voltadas para a nobreza. A reforma então trouxe estudo para os pobres, para a população desassistida”, explica.

O Brasil tem mais de 42 milhões de evangélicos, cujas igrejas surgiram da Reforma Protestante, de acordo com censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Somente no Amapá, 28% dos habitantes são do segmento, registrando o número de cerca de 187 mil protestantes.

A pesquisa ainda apontou que houve um crescimento de 111% no número de fiéis nos últimos 10 anos. Isso significa que a cada 10 amapaenses, 3 são evangélicos.

A reforma é comemorada neste mês porque foi no dia 31 de outubro de 1517 que o monge Martinho Lutero pregou 95 teses teológicas na porta da Catedral de Wittemberg, na Alemanha. O ato marcou o início do movimento que ficou conhecido no mundo inteiro como Reforma Protestante e gerou transformações em doutrinas que duram até hoje.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário