domingo, 22 de outubro de 2017

Revista que conta história de pessoas e instituições que marcaram Uberaba é transformada em e-book 

Padre Prata foi o homenageado da primeira edição da Revista Memórias (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)Padre Prata foi o homenageado da primeira edição da Revista Memórias (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)

Padre Prata foi o homenageado da primeira edição da Revista Memórias (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)

As edições da Revista Memórias – que contemplam a história de pessoas e instituições que fizeram parte de grandes realizações de Uberaba – foram transformadas em e-books. A versão digital será disponibilizada para download em novembro, mês em que é comemorado os 32 anos da criação do Arquivo Público Municipal. A ideia é que a população conheça o trabalho por meio do fácil acesso pela internet.

A primeira edição da “Revista Memórias” foi publicada em 2015, contando a história da vida do padre Thomaz de Aquino Prata, conhecido como "Padre Prata". A segunda edição, publicada em 2016, conta a história do Nacional Futebol Clube, que completou 72 anos no mesmo ano. A revista é de autoria de Marta Zednik e de Luiz Celulari. As duas edições, que foram em versões impressas, serão digitalizadas para o e-book. Em 2018, a terceira edição da revista será disponibilizada já na versão digital.

Revista traz detalhes da vida de padre Prata (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)Revista traz detalhes da vida de padre Prata (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)

Revista traz detalhes da vida de padre Prata (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)

Um dos motivos que levou a Superintendência de Arquivo Público a transformar as publicações em e-books é a possibilidade de alcance da publicação digital e também por ser uma ferramenta que tem baixo custo.

“As publicações têm um grande valor histórico para a cidade, porque além de utilizarmos documentações do acervo do Arquivo Público, nós fizemos uma extensa pesquisa oral para reconstituir fatos que não estavam documentados. É importante fazer isto porque o e-book é algo de baixo custo e de grande alcance para a comunidade”, comentou a gestora do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova.

Em breve, os e-books estarão disponíveis no blog do Arquivo Público, no Facebook e na página da Superintendência de Arquivo Público de Uberaba, no site da Prefeitura. "Hoje, o mundo é digital. Então temos que disponibilizar estes documentos, que estão em estado de precariedade e muito antigos, para o conhecimento da população. Isso é uma maneira de salvá-los. Infelizmente não damos conta de digitalizar tudo, porque a nossa massa documental é em torno de 2.200 caixas. Mas temos feito este trabalho de digitalizar vários documentos importantes da cidade", acrescentou Marta.

Aniversário do Arquivo Público

Em novembro, segundo Marta Zednik, vários eventos serão realizados em comemoração aos 32 anos do Arquivo Público Municipal. Além de mesa-redonda, exibição de vídeos e filmes que mostram a história do arquivo, também será lançada a versão digital de atas da Câmara Municipal, um livro com mais de três mil páginas, constando os registros de todas as sessões do Legislativo desde o início. A programação completa do aniversário do Arquivo Público será disponibilizada em breve.

História do Nacional Futebol Clube foi tema da última edição da revista (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)História do Nacional Futebol Clube foi tema da última edição da revista (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)

História do Nacional Futebol Clube foi tema da última edição da revista (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)

Segunda edição tem vários fatos sobre a história do time (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)Segunda edição tem vários fatos sobre a história do time (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)

Segunda edição tem vários fatos sobre a história do time (Foto: Arquivo Público Municipal/Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário