Um trabalho de conscientização de motoristas sobre a morte de animais em rodovias é realizado neste domingo (10) em trechos das Brs 050 e 365, no Triângulo Mineiro. Trata-se de um projeto desenvolvido por alunos e ex-alunos do curso de biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
De acordo com a pesquisadora da área de Ecologia de Estradas, Ana Elizabeth Iannini Custódio, a campanha denominada "Fomos nós quem atravessamos o caminho deles" conta com a participação de cerca de 40 voluntários e ocorre em postos situados nos acessos de Uberlândia a Uberaba, Ituiutaba e Araguari.
Durante a abordagem, motoristas receberão cartilhas educativas e adesivos. Além disso, os estudantes vão ensinar o uso do sistema "Urubu Mobile".
O sistema é um aplicativo, disponível para Android e Google Play, que permite a qualquer pessoa que tenha um celular enviar a foto de um animal atropelado para o banco de dados que monitora esse tipo de ocorrências nas estradas. Ao enviar a imagem, o sistema, automaticamente, adiciona dados como o lugar (GPS), a data e a hora em que o registro foi feito.
A campanha começa pela manhã e segue até o fim do dia com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Exposição Fotográfica
Uma exposição fotográfica temática, com fotos tiradas durante o projeto em anos anteriores, estará exposta na UFU a partir da próxima semana. A autora das imagens é a bióloga Aline Carneiro Veloso. A exposição acontecerá no saguão da reitoria do campus UFU Santa Mônica entre os dias 18 e 29 de Dezembro.
0 comentários:
Postar um comentário