Na noite de quinta-feira (14), a quadra da igreja Jesus de Nazaré, na Zona Central de Macapá, receberá uma apresentação que pretende aflorar o espírito natalino na plateia. Elas vão encenar a peça centenária "O Cordão das Pastorinhas" às 18h, antecedendo a "Missa da Cura". A entrada é franca.
A apresentação teatral é um auto de Natal encenado por moradores da vila de Mazagão Velho, comunidade localizada a cerca de 70 quilômetros da capital, e trata-se um dos mais tradicionais grupos culturais do município, que faz a encenação há mais de 100 anos. Os atores encenam o nascimento de Jesus Cristo, por meio de atos com diálogos e musicais.
A apresentação de quinta-feira terá um formato menor, contando com 33 atores, entre adultos e crianças e terá cerca de 50 minutos de duração. Na versão original, "O Cordão das Pastorinhas" conta com 77 atores em uma apresentação com quase 2 horas de duração.
De acordo com Nell Pureza, da coordenação do grupo, poder apresentar a peça na capital é uma oportunidade de mostrar os talentos mazaganenses. Os atores prometem emocionar o público macapaense.
"Mesmo em um formato menor, é muito gratificante estarmos apresentando essa que é uma das maiores e mais antigas manifestações culturais de Mazagão. A peça representa o espírito de Natal oriundo da fé, arte e união de um povo. O público vai se emocionar com a encenação", certificou Nell.
"O Cordão das Pastorinhas" de Mazagão Velho foi trazido de Belém, em 1909, pelas moradoras Ana Ayres e Dica Flexa. Naquele ano, elas assistiram ao ensaio da apresentação do auto natalino feita por estudantes em uma praça da capital paraense.
As duas mazaganenses ficaram encantadas com o que viram e a peça foi reproduzida no mesmo ano na vila histórica. O nascimento de Cristo é contado através de 33 atos, além dos mais conhecidos, o Menino Jesus, José, Maria e os três Reis Magos, também são introduzidos outros personagens, a exemplo da egitana, florista e o casal de galegos.
Ao longo dos anos, alguns personagens e passagens foram adaptados, mantendo a tradição oral e a participação de moradores no espetáculo.
"O Cordão das Pastorinhas"
Dia: 14 de dezembro (quinta-feira)
Hora: 18h
Local: Igreja Jesus de Nazaré (Rua Leopoldo Machado, entre as avenidas Padre Manoel da Nóbrega e Mãe Luzia, Zona Central)
Classificação: livre
Entrada gratuita
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário