A Defesa Civil do Amapá está em alerta para possíveis chamados da população por causa de alagamentos devido às chuvas que serão intensas no estado a partir de janeiro, com ponto crítico em março. Pelo menos 26 áreas serão monitoradas somente em Macapá. A corporação também alerta para outras regiões do estado que podem ter alta do nível da água dos rios.
Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa) o período de chuvas fortes no estado se intensificará nos primeiros meses de 2018. Isso será provocado porque não há previsão de ocorrência do fenômeno "El Niño", que torna a temperatura mais elevada.
O coordenador da Defesa Civil do estado, coronel Alexandre Veríssimo, explicou que na capital, áreas próximas de canais em bairros como Santa Rita, Centro, Laguinho e Buritizal estão entre os pontos elencados pela corporação, além do interior do Amapá. Com isso, o órgão entrou em contato com representantes das prefeituras nos municípios, para emitir o alerta.
“Estamos atualizando o nosso plano de contingência, com todas as secretarias de estado, e por isso estamos em alerta sobre a possibilidade de alagamentos. Estamos em contato com as defesas civis municipais para fazer os planos de contingência municipal”, ressaltou.
Para monitorar possíveis áreas com riscos de alagamentos, a Defesa Civil usa como parâmetro as ocorrências registradas ao longo dos anos. Nessas localidades, a orientação dada aos moradores é evitar o contato com a água, não jogar lixo nas ruas para possibilitar a vazão da água e redobrar os cuidados com as crianças em áreas de ressaca.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário