quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Secretaria de Saúde alerta para prevenção do câncer de próstata com ação especial em Uberaba

Em 2017, foram registrados cerca de dois mil agendamentos na campanha 'Novembro Azul' (Foto: Sebastião Santos/PMU )Em 2017, foram registrados cerca de dois mil agendamentos na campanha 'Novembro Azul' (Foto: Sebastião Santos/PMU )

Em 2017, foram registrados cerca de dois mil agendamentos na campanha 'Novembro Azul' (Foto: Sebastião Santos/PMU )

Neste próximo sábado (6), será realizada no Hospital Regional José de Alencar em Uberaba uma ação especial para quem não conseguiu comparecer às consultas e exames da campanha “Novembro Azul” em 2017. Serão ofercidas mais 200 vagas no período da manhã para que homens a partir de 50 anos realizem os exames de prevenção contra o câncer de próstata.

O agendamento para os exames pode ser realizado por qualquer pessoa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 7h às 17h até sexta-feira (5). É necessário apresentar o RG e o cartão Sistema Único de Saúde (SUS) de quem vai fazer os exames.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento da Atenção Especializada, em parceria com o Hospital Regional.

A recomendação é para que homens, a partir de 50 anos, realizem os exames. Negros ou com casos de câncer na família devem começar a partir dos 45 anos por apresentarem maior risco de desenvolver a doença.

Sheron Hellen da Silva, chefe de departamento da Atenção Especializada, reforça que a ação é uma nova oportunidade.

“Tivemos um número grande de faltosos, então haverá outra chance para quem não conseguiu vaga das outras vezes ou não conseguiu ir no dia por algum motivo. Basta agendar e no sábado comparecer no Hospital Regional com RG e CPF”, acrescentou Sheron.

Segundo dados do Departamento da Atenção Especializada, apesar de a procura no ano passado ter sido alta, com mais de dois mil agendamentos, 509 pessoas faltaram às ações em novembro, totalizando 27% das vagas ofertadas.

Apesar dos homens que faltaram, o saldo de 2017 ainda é considerado positivo em relação à campanha dos dois anos anteriores: em 2015, foram 800 atendimentos e em 2016, cerca de mil atendimentos.

0 comentários:

Postar um comentário