terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Taxímetros e pneus de quase 1 mil veículos devem passar por fiscalização no AP

Análise é feita no Instituto de Pesos e Medidas do Amapá até 30 de março (Foto: Divulgação/Ipem)Análise é feita no Instituto de Pesos e Medidas do Amapá até 30 de março (Foto: Divulgação/Ipem)

Análise é feita no Instituto de Pesos e Medidas do Amapá até 30 de março (Foto: Divulgação/Ipem)

Foi iniciada nesta terça-feira (2) pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Amapá a verificação de taxímetros e pneus em veículos que circulam nas cidades de Macapá e Santana. A previsão, segundo o órgão, é que mais de 1 mil táxis passem por fiscalização até o dia 30 de março

O procedimento consiste em analisar o certificado do táxi, o taxímetro e se o pneu é o adequado para os serviços. A análise é feita de acordo com a terminação da placa do veículo.

  • Janeiro: táxi com placa de final 1, 2, 3 e 4
  • Fevereiro: táxi com placa de final 5, 6 e 7
  • Março: táxi com placa de final 8, 9 e 0

Os veículos deverão ser levados para aferição na sede do Ipem, no bairro São Lázaro, na Zona Norte de Macapá, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h.

De acordo com o coordenador técnico do Ipem, Ronildo Nobre, é necessário que todos os taxistas façam a aferição em seus taxímetros em virtude dos valores das corridas. A medida precisa ser feita anualmente para poder receber o certificado.

Se o taxista trocar o tamanho do pneu, sem autorização do Ipem, pode ser multado. O Ipem estima que cerca de 925 veículos de Macapá e outros 137 de Santana sejam fiscalizados até o fim do prazo.

“O taxista precisa fazer a verificação anualmente para poder receber o certificado. Se ele trocar o tamanho do pneu, sem autorização do Ipem, será multado. A mesma coisa em relação aos taxímetros. Todo o procedimento deve ser realizado com essa periodicidade”, destacou.

Em Macapá, 925 taxis deverão passar por verificação (Foto: John Pacheco/G1)Em Macapá, 925 taxis deverão passar por verificação (Foto: John Pacheco/G1)

Em Macapá, 925 taxis deverão passar por verificação (Foto: John Pacheco/G1)

Antes da aferição, os veículos precisam passar por uma oficina credenciada, onde os aros das rodas são verificados e registrados os dados, a fim de evitar a cobrança indevida. Logo após, são feitos os testes por quilometragem rodada, de acordo com as bandeiras 1 e 2. Um quilômetro para cada. Por fim, o lacre azul que é colocado na oficina mecânica é substituído por outro de cor amarela.

Nobre orienta o consumidor a pedir para ver o certificado do táxi e identificar se o serviço foi fiscalizado.

“Se ele achar que o valor da corrida não está correto, pode pedir ao Ipem o documento para verificar se o pneu está certo e se o taxímetro foi verificado”, finaliza.

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