O projeto Ronda Escolar, da Guarda Municipal, conta com apenas cinco equipes para realizar a segurança em mais de 290 escolas municipais de Fortaleza. O Sindicato dos Agentes Municipais de Segurança Pública (Sindiguardas) diz que o baixo número de equipes contribui para a insegurança nas áreas escolares. Pais de alunos também sentem a ausência dos guardas.
A Escola Dois de Dezembro, por exemplo, suspendeu as aulas há três dias, após as paredes do local aparecerem com pichações de ameaças a professores supostamente assinadas por uma facção. A Guarda Municipal diz que 136 servidores fazem algo em torno de 1.800 rondas mensais.
O presidente do Sindiguardas, Jamal Forte de Carvalho, diz que o projeto Ronda Escolar foi implantado para garantir a segurança no entorno das escolas da capital. Porém, atualmente, só cinco carros da Guarda Municipal são usados no projeto.
"O trabalho preventivo era para evitar que vandalismo, furtos e roubos aconteçam na frente das escolas. A Escola Dois de Dezembro é uma das atingidas com esse vandalismo. De 40 viaturas previstas, apenas cinco estão realizando o trabalho preventivo. Nós temos um efetivo que deveria circular, fazendo esse serviço nas escolas, mas hoje está sendo locado na sede da Secretaria Municipal de Segurança e também na sede da Guarda Municipal por falta de viaturas".
O pedreiro José Ribeiro diz que o filho estuda há dois anos em uma escola pública da capital e que neste tempo nunca viu a Guarda Municipal realizando o patrulhamento.
"Sempre venho deixar meu filho aqui, nunca vi a Guarda. Os alunos ficam mesmo só com os professores, não tem a segurança", comentou.
Carros com problema
Conforme Jamal Forte, os carros da Guarda Municipal que eram pra realizar a segurança estão sem reparos e com problemas mecânicos. "A situação é precária. As viaturas estão abandonadas, pneus carecas, falta de peças".
Em nota, a Guarda Municipal comunicou que segue realizando o trabalho de patrulhamento nas escolas de Fortaleza. O órgão afirmou que o trabalho é realizado pela Inspetoria de Segurança Escolar, com 136 servidores, que faz em torno de 1.800 rondas mensais.
Sobre os veículos, a Guarda Municipal informou somente que "é um processo natural para um equipamento que roda 24 horas".
0 comentários:
Postar um comentário