terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Visitas aos sábados e palestras em empresas visam diminuir infestação do Aedes aegypti em Nova Serrana

Última pesquisa do LIRAa apontou infestação de 2,2% na cidade (Foto: Reuters)Última pesquisa do LIRAa apontou infestação de 2,2% na cidade (Foto: Reuters)

Última pesquisa do LIRAa apontou infestação de 2,2% na cidade (Foto: Reuters)

Com o objetivo de diminuir o índice de infestação da dengue e de outras doenças relacionadas ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Nova Serrana está intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor na cidade. Entre elas estão visitas realizadas aos sábados, novos agentes para compor os trabalhos, realização de palestras e outros serviços.

O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado no primeiro mês de 2018, apontou infestação de 2,2%. O ideal preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%, sendo assim, as ações são realizadas para alcançar a meta.

O relatório ainda apontou que em 90% dos bairros do município foram encontrados focos do mosquito. Até o momento, foram registradas 92 notificações de dengue, mas apenas dois casos foram confirmados.

Como parte do projeto, uma equipe de agentes epidemiológicos tem visitado fábricas, escolas e creches com palestras e orientações sobre como combater o mosquito e eliminar focos. Também foram contratados 20 novos profissionais que já estão atuando na cidade.

As visitas periódicas também acontecerão aos sábados e os agentes irão percorrer os domicílios que foram encontrados fechados durante a semana. Outra estratégia desenvolvida é entregar um selo de desconfiança para os moradores.

As casas onde não há foco receberão selo verde e os imóveis em que for detectada concentração menor de procriação do Aedes receberá selo laranja para avisar sobre os cuidados necessários. Já os imóveis onde se encontrar muitos focos, o morador irá receber um selo vermelho para se conscientizar.

Quem estiver com sintomas de algumas das doenças transmitidas pelo mosquito como Zika, Dengue ou Chikungunya deve procurar uma unidade de saúde na cidade para fazer o exame de comprovação da doença.

0 comentários:

Postar um comentário