quinta-feira, 1 de março de 2018

Prefeitura prepara programação especial para inauguração do Teatro Paschoal Carlos Magno em Juiz de Fora

Após obra iniciada em 1981 e retomada em 2014, Teatro Paschoal Carlos Magno será inaugurado nesta sexta-feira (2) em Juiz de Fora (Foto: Cláudia Oliveira/G1)Após obra iniciada em 1981 e retomada em 2014, Teatro Paschoal Carlos Magno será inaugurado nesta sexta-feira (2) em Juiz de Fora (Foto: Cláudia Oliveira/G1)

Após obra iniciada em 1981 e retomada em 2014, Teatro Paschoal Carlos Magno será inaugurado nesta sexta-feira (2) em Juiz de Fora (Foto: Cláudia Oliveira/G1)

O Teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora, será inaugurado nesta sexta-feira (2) com uma série de eventos que vai até domingo (4). Depois de uma obra que durou 37 anos, o espaço possui teatro, galeria de arte, anfiteatro, café e espaço para reuniões e ensaios na Rua Gilberto de Alencar, no Centro (confira abaixo a programação completa).

A solenidade para cerca de 400 convidados, incluindo o governador Fernando Pimentel (PT), será presidida pelo prefeito Bruno Siqueira (MDB) na noite de sexta-feira. Haverá apresentação da Orquestra Sylvio Gomes, do pianista Guilherme Veroneze, além de um cortejo do Programa Gente em Primeiro Lugar e a mostra “Catálogo”, que reúne obras de 54 artistas locais.

No fim de semana, estão previstas apresentações musicais de Joãozinho da Percussão e Cacaudio, no sábado (3), e Dudu Lima, no domingo (4), além do espetáculo “Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha”, da Companhia Caititu.

Também estão previstas visitas guiadas nas instalações. Serão quatro turmas, com até 15 pessoas cada, duas no sábado e duas no domingo, às 15h e às 16h. Para se inscrever, bastar encaminhar e-mail para imprensa.funalfa@pjf.mg.gov.br, informando nome completo e contato. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Os convites serão distribuídos na sede da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), na Avenida Rio Branco 2.234, na sexta-feira, das 9h às 17h. Cada pessoa poderá retirar até dois convites, mediante apresentação do CPF. Também haverá distribuição na portaria do Paschoal, no fim de semana, a partir das 18h.

Longa espera

A obra foi iniciada em 1981, mas a falta de financiamento e questões burocráticas impediram a conclusão. Durante o tempo de paralisação, o teatro, com área construída de 2.080,42 metros quadrados, tornou-se depósito da Funalfa. Uma licitação em 2014 marcou a retomada dos trabalhos. O projeto inicial sofreu adaptações para se tornar viável e teve orçamento de mais de R$ 6 milhões.

Em 2018, ano em que a Funalfa completa 40 anos, o Teatro Paschoal Carlos Magno será aberto com uma estrutura moderna e multiuso. O empreendimento tem condições de abrigar as mais variadas manifestações artísticas, do teatro à dança, das artes plásticas à música. A plateia tem 403 lugares, além de área destinada a cadeirantes.

Programação da abertura do Teatro Paschoal Carlos Magno

Sexta (2)
19h: Apresentação do pianista Guilherme Veroneze
20h: Cerimônia oficial com descerramento da placa
- Cortejo do Programa Gente em Primeiro Lugar
- Apresentação da Orquestra Sylvio Gomes
- Exposição “Catálogo”, reunindo obras de 54 artistas de Juiz de Fora com curadoria de Fernanda Cruzick e Sérgio Neumann

Sábado (3)
15h e 16h: Visitas guiadas, com agendamento prévio pelo e-mail imprensa.funalfa@pjf.mg.gov.br
17h: Show com Joãozinho da Percussão e Cacaudio
19h: Espetáculo teatral “Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha”

Domingo (4)
15h e 16h: Visitas guiadas, com agendamento prévio pelo e-mail imprensa.funalfa@pjf.mg.gov.br 17h: Show com Dudu Lima
19h: Espetáculo teatral “Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha”

0 comentários:

Postar um comentário