(Foto: Rolnews/Reprodução)
Ao todo, 21 apenados do regime semiaberto da Casa de Prisão de Rolim de Moura (RO), na Zona da Mata, receberam o benefício de saída temporária, para que possam passar as festas de fim de ano com as famílias.
De acordo com o diretor geral da unidade, Fabrício Pittelkow, os detentos terão de usar tornozeleiras eletrônicas e serão monitoradas até o dia 02 de janeiro, quando devem retornar ao semiaberto.
Segundo o diretor, dos 47 apenados que cumprem pena na Casa de Prisão, apenas 21 serão liberados. A liberação começa neste sábado (24) às 6h, com o retorno marcado para o dia 02 de janeiro até às 18h. "Os detentos serão monitorados 24h por dia e se não cumprirem as regras terão que voltar antes do tempo previsto", garante Fabrício.
O diretor explicou ainda as regras para que os presos tivessem direito ao benefício. "Os requisitos são ter cumprido um sexto da pena, estar no regime semiaberto e ter um bom comportamento carcerário, além de estar dentro das saídas permitidas, que são quatro vezes ao ano", salienta.
Mesmo livre de voltar ao presídio, o preso beneficiado deve cumprir regras. Ele é proibido de frequentar bares, boates, beber, usar drogas, se envolver em brigas, andar armado ou praticar qualquer ato infracional grave. O benefício se limita a sair do presídio e ficar em casa, salvo em casos de extrema necessidade, como trabalho ou atendimento médico.
Caso o reeducando não cumpra as medidas determinadas, perde o direito à saída temporária e pode regredir ao regime fechado. "Os detentos terão 10 dias para passar as festas com a família. Caso o preso não volte na data e no horário estipulado, ele já fica sendo considerado foragido", finaliza o diretor.
0 comentários:
Postar um comentário