sábado, 24 de dezembro de 2016

Comunidade rural de Uberaba terá miniabatedouro de frangos

Frangos são fotografados em granja na cidade de Lapa, Paraná (Foto: Rodolfo Buhrer / Reuters)Produtores aprenderam a como criar aves
(Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

Um miniabatedouro de frangos será instalado na comunidade de São Basílio, na zona rural de Uberaba. Segundo a assessoria da Prefeitura, o projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) será custeado com recurso de emenda parlamentar do deputado Adelmo Carneiro Leão, no valor de R$ 400 mil além da contrapartida de R$ 4 mil do município.

Segundo o secretário José Geraldo Celani, o recurso já foi empenhado e a Prefeitura aguarda somente o depósito do dinheiro para iniciar o processo de licitação da obra e da compra dos equipamentos necessários para a montagem da pequena indústria. O montante também será usado para a aquisição de dois veículos que farão o transporte de toda a produção até os compradores.

Para exercer a nova atividade, os produtores da comunidade de São Basílio terão que atender todas as normas sanitárias que a lei determina: desde a criação das aves até o abate e, por fim, a comercialização. A carne produzida terá o carimbo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e, por meio deste registro, o abatedouro estará apto a fornecer o produto para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os produtores participaram de cursos e treinamentos ministrados pelas equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). “Eles aprenderam desde como fazer a compra dos pintinhos, da ração, como criar as aves, fazer piquetes, toda a parte de manejo, assim como as questões sanitárias e de vacinas”, contou o secretário.

Ainda de acordo com o Celani, após a instalação do miniabatedouro, a responsabilidade do novo empreendimento será da comunidade. Para isto, os produtores rurais deverão se organizar numa espécie de cooperativa para administrar o negócio da melhor forma possível.

Comunidade São Basílio
Segundo a Sagri, a comunidade de São Basílio tem cerca de 500 moradores. Atualmente, a maioria sobrevive da agricultura familiar: são 40 agricultores que trabalham na produção de hortifrútis. A Sagri acredita que, no primeiro momento, a indústria de abate de frangos comece a operar com a participação de pelo menos 15 produtores e que o número vá aumentando de acordo com a demanda.

“São Basílio para mim é referência, é uma comunidade diferenciada. Não adianta você querer diversificar a produção numa determinada comunidade sem respeitar a vocação das pessoas. Você tem que ampliar com estrutura, com planejamento para a pessoa produzir e ter rentabilidade, para ter estímulo de continuar na atividade”, concluiu Celani.

Replantio hortaliças comunidade São Basílio Uberaba (Foto: Sebastião Santos/PMU)Maioria dos moradores de São Basílio sobrevive da agricultura familiar (Foto: Sebastião Santos/PMU)
saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário