sábado, 31 de dezembro de 2016

Bombeiros alertam para o manuseio de fogos de artifícios em Porto Velho

Um homem solta fogos de artifício a bordo de um barco durante a celebração do Dia de São Pedro no Rio de Janeiro. O grupo de pescadores honra seu santo padroeiro todos os anos com uma pequena parada e fogos em torno da lagoa Rodrigo de Freitas (Foto: Felipe Dana/AP)Bombeiros alertam que soltar fogos de artícios com a mão pode causar acidente (Foto: Felipe Dana/AP)

Com a aproximação da virada do ano e das festas de Réveillon muitas famílias soltam fogos de artifícios, mas alguns cuidados devem ser tomados principalmente na compra e no manuseio do explosivo. De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros de Porto Velho, Andrade Júnior, na cidade apenas quatro empresas são autorizadas a realizar a revenda dos fogos.

Segundo o capitão, o Corpo de Bombeiros apenas fiscaliza a autorização de revenda, não os compradores. "A partir do dia 1°, uma nova resolução vai entrar em vigor e agora teremos vistorias mais abrangentes. Nossa função é vistoriar o prédio onde é vendido, o armazenamento e shows pirotécnicos, mas não temos como monitorar quem compra", explicou Júnior.

Com a nova lei que entrará em vigor, os empresários que revendem fogos de artifícios precisarão procurar o Corpo de Bombeiros para solicitarem uma nova vistoria. "Com a nova resolução entrando em vigor, novas recomendações serão exigidas e os empresários precisarão nos procurar, já que a licença agora também será validada por um ano", disse Júnior.

A queima de fogos de artifício causa irritação e estresse aos pets (Foto: Divulgação)Uma grande queima de fogos de artifício deve ser
realizada com autorização do Corpo de Bombeiros
(Foto: Divulgação)

Cuidados
É importante lembrar que a venda e manuseio de fogos de artifícios é proibido para crianças e adolescentes. "É lei. Não é permitido a venda para pessoas menores de 18 anos, os pais que tiverem seus filhos em casa não os deixem soltar fogos, pois eles podem se machucar. Caso haja queima de fogos comprem os que possuem base no chão, pois soltar na mão pode causar um acidente", informou Júnior.

Em grandes queimas, é preciso ter uma autorização especial dos Bombeiros. Seja para uma simples ou grande comemoração, a dica é que os fogos não sejam manuseados por crianças ou por pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica. Além disso, é importante escolher um campo aberto, distante de outras pessoas e fixar o foguete na base que o acompanha.

Caso alguma empresa esteja vendendo explosivos sem autorização basta informar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e denunciar o estabelecimento comercial.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário