sábado, 22 de julho de 2017

Consumidores do Triângulo, Centro-Oeste e Zona da Mata vão participar de pesquisa de satisfação realizada pela Aneel 

Objetivo da pesquisa é estimular a melhoria contínua dos serviços (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)Objetivo da pesquisa é estimular a melhoria contínua dos serviços (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

Objetivo da pesquisa é estimular a melhoria contínua dos serviços (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

Cidades do Triângulo Mineiro, Centro-Oeste e Zona da Mata foram escolhidas para participar da 18ª edição da Pesquisa de Satisfação do Consumidor Residencial, realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao colher a opinião dos consumidores sobre as distribuidoras de energia, o objetivo da agência é estimular a melhoria contínua dos serviços.

Uberaba, Uberlândia, Divinópolis e Juiz de Fora vão avaliar o serviço da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). As cidades de Cataguases, Divinésia, Dona Eusébia, Guiricema, Miraí, Palma, Patrocínio do Muriaé, Reduto, São João Nepomuceno, Silveirânia e Ubá vão responder a pesquisa referente ao Grupo Energisa (Energisa).

A escolha dos municípios ocorreu por meio de sorteio na última semana, na sede da agência, em Brasília. Ao todo, são 584 cidades participantes. A aplicação dos questionários nos municípios sorteados está prevista para o período de 18 de agosto a 1° de novembro de 2017. A lista completa com as cidades e quantidade de questionários está disponível no site da Aneel.

Questionários aplicados em cada município por região:

Triângulo Mineiro

  • Uberaba: 25
  • Uberlândia: 34

Centro-Oeste

  • Divinópolis: 13

Zona da Mata

  • Juiz de Fora: 14
  • Cataguases: 40
  • Divinésia: 8
  • Dona Eusébia: 10
  • Guiricema: 10
  • Miraí: 24
  • Palma: 10
  • Patrocínio do Muriaé: 10
  • Reduto: 8
  • São João Nepomuceno: 50
  • Silveirânia: 8
  • Ubá: 51

Índice de Satisfação do Consumidor

Realizado anualmente pela agência desde 2000, o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc) reflete a opinião dos consumidores sobre as distribuidoras com o objetivo de estimular a melhoria contínua dos serviços. Segundo a Aneel, as informações obtidas auxiliam no planejamento das fiscalizações e na elaboração de regulamentos que visam melhorar os serviços prestados.

Em 2002, a agência instituiu o Prêmio Iasc para destacar as distribuidoras mais eficientes na percepção do consumidor. As empresas mais bem avaliadas em cada ano recebem da Aneel um certificado e um selo de qualidade, o qual pode ser usado no material de divulgação de cada empresa.

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