(Foto: Prefeiturade Pará de Minas/Divulgação)
O Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Caps AD) tem nova sede em Pará de Minas. O local fica na Rua Santa Inês no Bairro Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo e comporta 90 pacientes por dia. O objetivo é oferecer atenção integral e contínua.
De acordo com o psicólogo e coordenador de saúde mental do município, Antônio Carlos Goebel, a unidade tem capacidade para operar 24 horas, oferencendo dez vagas para pernoite, mas a sede ainda não é habilitada.
"O nosso foco é transformá-lo em uma sede 24 horas e vamos solicitar ao Ministério da Saúde a nova requalificação do local. O setor nos oferece um prazo de 90 dias para realizar o pedido e, após o prazo, teremos a possibilidade de trabalhar desta forma", explicou.
A gerente do CAPS AD, Viviane Cristina de Carvalho, lembra que a antiga sede, localizada na Rua Coronel Domingos Justino, no Centro, era alugada e improvisada desde 2012. Para ela, a prestação de serviço irá melhorar.
A nova unidade começou a funcionar no dia 23 de dezembro e conta com 18 profissionais. Atualmente, os pacientes que precisarem permanecer na sede durante todo o dia poderão entrar a partir das 8h e sair até 17h.
"Este lugar foi construído com a finalidade de humanizar o tratamento das pessoas que sofrem com esses problemas, foi tudo realizado de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde e, quando começarmos a trabalhar 24 horas, vamos diminuir o número de internação nos hospitais, o que já é um avanço", complementou o coordenador de saúde mental.
Rede
Pará de Minas conta com uma rede de saúde que engloba serviços para portadores de doenças especializadas. De acordo com Goebel, a cidade conta com um Centro de Referência de Saúde Mental (Cersam), residências terapêuticas, Centro de Convivência de Saúde Mental, atendimento ambulatorial e assistência psicossocial em todos os postos de saúde.
0 comentários:
Postar um comentário