sábado, 31 de dezembro de 2016

Réveillon: para atrair sorte, arroz com lentilha e pancetta ao molho de vinho

Prato ponto uni supertição e sabor ao mesmo tempo (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Prato ponto uni supertição e sabor ao mesmo tempo (Foto: Ellyo Teixeira/G1)

Na noite de 31 de dezembro, famílias e amigos se reúnem para brindar o ano novo. Na maioria das casas, os pratos se assemelham: carne de porco, lentilha, frutas e verduras. Alguns falam que dá sorte e garante fartura no próximo ano. Outros comem simplesmente porque acham saboroso. Unindo o útil ao agradável, o gastrólogo Marcus Vinicius dos Reis Veloso ensina uma receita prática e muito saborosa, um arroz de lentilha com bacon e pancetta ao molho de vinho tinto.

“A pancetta é simplesmente a parte da barriga do porco. O que denomina isso é o corte. A carne preparada da forma correta fica suculenta e bem saborosa. O arroz misturado a lentilha é bastante presente nas ceias de ano novo, então resolvi acrescentar sabor, com a calabresa e bacon. A união do arroz com a carne de porco é ideal para quem tem superstição na passagem de ano, além de ter um sabor foca do comum”, disse.

Ingredientes para o arroz
300 gramas de arroz
200 gramas de lentilha
30 gramas de bacon frito
100 gramas de calabresa frita
50 gramas de manteiga
2 dentes de alho
1 cebola picada
Sal a gosto

Veja os ingredientes do arroz temático (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Veja os ingredientes do arroz temático (Foto: Ellyo Teixeira/G1)

Modo de preparo
Com o arroz já pronto coloque a cebola, calabresa, bacon em uma frigideira com manteiga bem quente. Logo depois coloque o alho e em seguida acrescente o arroz e a lentilha na panela, adicione o sal e está pronto.

Pancetta é a barriga do porco (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Pancetta é a barriga do porco
(Foto: Ellyo Teixeira/G1)

Pancetta ao molho de vinho tinto
Pancetta é a barriga do porco, é o bacon sem estar defumado. Mas essa denominação muda conforme a região. O resultado final depende antes de qualquer coisa de comprar uma peça bonita, que seja bem carnuda. Para ficar bem saboroso veja o que usar como tempero.

Modo de preparo
Coloque alecrim, sal a gosto, pimenta do reino e páprica. Após temperar, deixe meia hora reservado. Logo depois, acrescente o vinho tinto e envolva em um papel alumínio e leve ao forno. Depois de meia hora retire a carne, vire e coloque novamente ao forno. Após o cozimento, retire do papel alumínio e asse no forno. Quando a carne estiver pronto retire do forno.

Aquele pouco de vinho que ficou na forma onde a carne foi assada coloque em uma panela e acrescente mais um pouco de vinho e deixe-o engrossar. Quando o molho estiver saindo da textura liquida para homogênea regue a carne lentamente. Sirva a carne com arroz e uma taça de vinho.

Gastrólogo Marcus Vinicius dos Reis Veloso (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Gastrólogo Marcus Vinicius dos Reis Veloso (Foto: Ellyo Teixeira/G1)

0 comentários:

Postar um comentário