A cidade de Porto Velho completou nesta terça-feira (24) 102 anos desde a sua instalação como município. Para comemorar a data, a Fundação Cultural (Funcultural) organizou uma grande festa no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), patrimônico histórico da capital.
O espaço ficou lotado com os visitantes que foram até o local para participar das atividades em comemoração. Os dois galpões da EFMM receberam um abraço coletivo simbólico.
A programação, que teve início as 9h, contou com recreações destinadas as crianças e serviços gratuitos na área de educação e saúde, como aferição de pressão arterial, orientações sobre o controle de diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e outras. Durante o final da tarde, várias apresentações musicais locais se apresentaram para o público.
Durante discurso, o prefeito Hildon Chaves disse que o espaço da EFMM será revitalizado. “Acredito que este ano nóss iniciaremos a revitalização, existe já um projeto elaborado. Vamos nos reunir com o Ministério Público Federal e Estadual e também com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para validar esse projeto e na sequência iniciar sua implementação. Uma data exata não existe, mas este ano nós começamos”, ressalta.
O evento recebeu um grande público que lotou todo o espaço do complexo. Para o auxiliar de enfermagem Evandro Morales, de 54 anos, o espaço ganhou uma nova cara neste evento e diz que seria muito bom ter mais eventos como esse.
“Acredito que a revitalização vai mudar muito o espaço. Eu amo isso aqui, é a cara de Porto Velho, as pessoas vêm para a capital o e a primeira coisa que eles querem ver é a Estrada de Ferro”, disse.
O presidente da Fundação Cultural, Antônio Ocampo, também é museólogo e sempre trabalhou no local. Disse que o espaço ajudou a recuperar a autoestima dos visitantes.
“O que estamos presenciando aqui hoje é um dia histórico, não só pela data de 102 anos de Porto Velho. É histórico pois vemos as pessoas retomando a sua autoestima em relação a este espaço, que é o coração de Porto Velho. Foi aqui que tudo começou, e nada mais justo do que fazermos esta festa neste local”, disse.
0 comentários:
Postar um comentário