A partir desta quinta-feira (26), usuários do transporte coletivo de Manaus poderão acompanhar o tempo estimado de chegada dos ônibus nos pontos da cidade. A proposta é reduzir o tempo de espera.
De acordo com o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o aplicativo "Cadê Meu Ônibus?" reúne dados por meio de GPS instalados nos cerca de 1.600 ônibus de Manaus, que vão indicar, em tempo real, o horário de chegada dos coletivos em cada parada.
"Vai melhorar a vida do usuário, vai facilitar a vida do usuário e vai permitir mais segurança. O aplicativo que você digita o seu destino, qual o número do seu ônibus e ele vai dizer em quanto tempo aquele ônibus estará na sua parada", explicou.
De acordo com Rotta, o aplicativo foi desenvolvido com apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Diversos estudos e testes foram realizados para garantir a precisão dos dados. Futuramente, segundo a Prefeitura, o aplicativo deve ser modificado para a acessibilidade de pessoas cegas, inserindo áudio.
Coronel Audo Albuquerque, superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), disse que o app também informa o passageiro sobre linhas disponíveis.
"Esse aplicativo contempla várias situações. A primeira é você saber que linha passa naquele local. Depois disso, você saber a aproximação do ônibus, o tempo em que ele vai chegar, e além disso para onde você quer ir também, e o tempo que você vai demandar para chegar em determinado local", explicou.
No Cadê Meu Ônibus?", também vai ser possível fazer críticas e sugestões sobre o sistema de transporte urbano. "A própria população vai poder interagir com o sistema, vai nos enviar sugestões, vai denunciar e vai oferecer a sua crítica, e isso em tempo real. Estamos aproximando o usuário do sistema de transporte público", disse.
0 comentários:
Postar um comentário