terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Atividades em prevenção à hanseníase são feitas em Uberlândia

Começaram a ser feitas em Uberlândia atividades relacionadas a Semana Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase. Durante a semana acontecem palestras, rodas de conversas, exposições fotográficas e movimentações culturais com teatro e dança (confira a programação abaixo). O objetivo é alertar os moradores da cidade sobre as causas e tratamento da doença.

A primeira atividade aconteceu nesta segunda-feira (23), no Parque do Sabiá. Além disso, estão abertas as inscrições para o curso online de Hanseníase na Atenção Básica, uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) e Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

O curso pretende preparar os profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. O público-alvo são os trabalhadores da saúde de todo país, mas o curso é livre para demais interessados. As inscrições vão até 21 de maio.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Fernanda Ferreira de Resende, o evento é feito para alertar as pessoas. “É uma doença de pele e de nervos e de difícil diagnóstico. Por isso, se for detectado uma macha que tenha perda de sensibilidade, procure uma unidade de saúde. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento”, explicou.

A Semana Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase conta com a parceria e o apoio do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (CREDESH/ HC-UFUx), o Movimento de Reintegração da Pessoa Atingida pela Hanseníase (MORHAN) e a Casa das Bem Aventuranças (CBA), e o objetivo é orientar sobre a doença, seus sintomas e tratamentos.

Sobre a doença
A hanseníase é causada por um parasita (Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen) que ataca a pele e os nervos em volta da área afetada. É infecto-contagiosa e se manifesta principalmente por meio de lesões na face, mãos, braços, pernas, costas e pés. Dor, sensibilidade, aparecimento de manchas brancas e vermelhas, dormência e perda de força nos músculos são alguns dos seus principais sintomas. O tratamento é gratuito e está disponível nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira a programação

- Terça-feira  (24)
Local:  Rodoviária de Uberlândia
Horário: 8h às 12h e 13h 17h
Atividades: Informação sobre a hanseníase, exposição de fotos, roda de conversa, apresentação musical e teatral

- Quarta-feira (25)
Local: Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) - Oeste, Central e Norte
Horário: 7h às 11h e 13h às 17h
Atividades: Informação sobre hanseníase, apresentação musical e teatral

- Quinta-feira (26)
Local: Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) - Leste e Sul
Horário: 7h às 11h e 13h às 17h
Atividades: Informação sobre hanseníase, apresentação musical e teatral

- Sexta-feira (27)
Encerramento
Local: Centro Administrativo (Saguão)
Horário: 13h às 17h
Atividades: Informação sobre hanseníase, apresentação musical e teatral e roda de dança

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário