domingo, 1 de janeiro de 2017

Atual prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira toma posse para 2º mandato

Bruno Siqueira (PMDB) candidato a prefeito de Juiz de Fora (Foto: Rafael Antunes/G1)Bruno Siqueira (PMDB) vai tomar posso para
segundo mandato (Foto: Rafael Antunes/G1)

O prefeito reeleito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), toma posse neste domingo (1º), às 19h, no Cine Theatro Central, no Cento da cidade.

Na mesma cerimônia, os 19 vereadores eleitos em outubro também serão empossados. Estão previstos discursos do chefe do Executivo e do presidente da Câmara Municipal, que será eleito no local, assim como a mesa diretora.

Siqueira obteve 151.194 votos no 2º turno da eleição, o que corresponde a 57,87% dos votos válidos, derrotando a candidata Margarida Salomão, do Partido dos Trabalhadores (PT), que recebeu 110.059 votos, ou seja, 42,13% dos votos válidos.

Ele tem 42 anos, é engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e foi vereador na cidade por três mandatos, até 2010, quando se elegeu deputado estadual e, em 2012, tornou-se prefeito de Juiz de Fora pela primeira vez.

Pesquisas
Na primeira pesquisa eleitoral divulgada pela TV Integração, no dia 25 de agosto, Margarida liderava a disputa pela Prefeitura, com 22%, e Bruno figurava em segundo, com 18%, empatado com o candidato Noraldino.

Já na segunda pesquisa, do dia 16 de setembro, após duas semanas de horário eleitoral, o cenário era diferente. Bruno assumiu a ponta, com 30%, e Margarida ficou em segundo, com 26%.

Na última vez que o Ibope ouviu eleitores na cidade antes do 1º turno, no dia 30 de setembro, Bruno já tinha aberto vantagem considerável e somava 42%, enquanto Margarida registrava 27%.

Nas duas pesquisas para o 2º turno, Bruno manteve a liderança. Na primeira delas, divulgada em 13 de outubro, ele tinha 68% enquanto Margarida somava 32% dos votos válidos. Algumas semanas depois, às vésperas da votação derradeira, Siqueira tinha 60% dos votos válidos e Margarida, 40%.

Bruno Siqueira (PMDB) foi reeleito prefeito de Juiz de Fora (Foto: Rafael Antunes/G1)Bruno Siqueira (PMDB) foi reeleito prefeito de Juiz de Fora no 2º turno da eleição (Foto: Rafael Antunes/G1)

Campanha
O peemedebista cumpriu uma vasta agenda de compromissos durante a campanha eleitoral. Em entrevistas diárias, falou sobre estratégias para conseguir recursos federais e estaduais na situação financeira atual, dificuldades no transporte, segurança e fez diversas menções a inaugurações de obras e projetos, principalmente para jovens, mulheres e idosos, que visam reduzir o índice de criminalidade, violência e abandono, respectivamente.

Siqueira pautou sua campanha na continuidade de medidas implementadas durante os primeiros quatro anos à frente do Executivo. No primeiro discurso após a reeleição, disse que a verdade pautou sua equipe a cada tema proposto durante a disputa.

Na primeira entrevista coletiva, um dia após a reeleição, o prefeito enumerou prioridades para o segunda mandato. O principal desafio, segundo ele, será gerenciar a cidade sob o impacto da crise financeira. Falou sobre saúde pública, geração de emprego, busca pela negociação com o Estado para conclusão do Hospital Regional, relacionamento com a Câmara Municipal e com os trabalhadores da área de educação.

coletiva prefeito reeleito de Juiz de Fora Bruno Siqueira (Foto: Roberta Oliveira/G1)Prefeito enumerou prioridades para segundo
mandato em Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/G1)

Biografia
Bruno Siqueira tem 42 anos, é engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com pós-graduação em Engenharia Econômica na Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte.

Foi vereador de Juiz de Fora por três mandatos, até 2010, quando se elegeu deputado estadual e, em 2012, tornou-se prefeito de Juiz de Fora, cargo que ocupa atualmente.

Os mandatos de vereador foram entre 2000 e 2004; 2004 e 2008 e 2008 e 2012. Nas eleições municipais de 2008, ele se reelegeu com 6.483 votos, sendo presidente da Câmara em 2009 e 2010. No mesmo ano, foi eleito deputado estadual com quase 70 mil votos. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

É casado desde 2006 com Daniele Camacho Siqueira e tem um filho, Bernardo.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário