domingo, 1 de janeiro de 2017

Odelmo Leão toma posse como prefeito de Uberlândia

Odelmo Leão (Foto: Odelmo Leão/Divulgação)Odelmo Leão toma posse como prefeito de Uberlândia (Foto: Odelmo Leão/Divulgação)

Toma posse neste domingo (1º), o candidato eleito prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP). A solenidade será no Centro Administrativo, a partir das 10h. Também tomam posse os 27 vereadores eleitos no município e o vice-prefeito, Paulo Sérgio.

Odelmo Leão foi eleito com 250.390 votos no primeiro turno, que corresponde a 72,05% da votação. O candidato Alexandre Andrade ficou com 16,63% e Gilmar Machado com 10,28%.  A vitória tranquila marcou o retorno de Odelmo quatro anos após ele ter deixado o Executivo e Gilmar Machado (PT) ter assumido a Prefeitura. Esta é a terceira vez que o político é eleito prefeito da cidade. A primeira vez foi em 2004, sendo reeleito para o mandato de 2005/2008 e no mandato de 2009/2012.

Odelmo Leão (Foto: Odelmo Leão/Divulgação)Odelmo Leão tem 70 anos e nasceu em Uberaba
(Foto: Odelmo Leão/Divulgação)

Biografia
Odelmo Leão Carneiro Sobrinho, 70 anos, é mineiro, nascido em Uberaba, e ainda criança transferiu-se com sua família para Uberlândia, onde fixou residência definitiva. É casado com Ana Paula Junqueira e tem quatro filhos. Foi secretário municipal de Agricultura de Uberlândia e secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais em 2003 e 2004.

O político renunciou ao cargo de deputado federal na última sexta-feira (30) para assumir a Prefeitura de Uberlândia. Ele concorreu ao cargo de prefeito nas eleições de 2004, sendo eleito no segundo turno, com 152.981 votos, para o mandato de 2005/2008. Foi reeleito em primeiro turno com 60% dos votos (188.581 votos) para o exercício do mandato de 2009/2012. Encerrou o mandato à frente da Prefeitura com o índice de aprovação de 95,3%, segundo levantamento do Ibope.

Odelmo Leão (PP) antes de debate na TV Integração em Uberlândia (Foto: Caroline Aleixo/G1)Odelmo Leão (PP) foi eleito com mais de 250 mil votos (Foto: Caroline Aleixo/G1)

Campanha
Uberlândia tem o maior colégio eleitoral do Triângulo Mineiro com 478.250 eleitores. Odelmo Leão concorreu com Alexandre Andrade (PSB), Cida (PSOL), Gilberto Cunha (PSTU) e o atual prefeito, Gilmar Machado (PT).

Nas três pesquisas Ibope contratadas pela TV Integração, o candidato do Partido Progressista seguiu liderando as intenções de votos na cidade. No primeiro levantamento, Gilmar Machado aparecia em segundo lugar, mas nas demais pesquisas cedeu a posição para o candidato do PSB.

Odelmo Leão - pp (Foto: Divulgação)Em campanha, político diz querer reconstruir Uberlândia
(Foto: Divulgação)

Na primeira coletiva de imprensa após o resultado do pleito, o político - eleito com recorde de votos recebidos a um candidato a prefeito na cidade - disse que não quer perder tempo.

"Poderia continuar em Brasília, mas não viraria as costas para o povo. Como eu viro as costas para o nosso povo? Estou muito feliz nesta noite por cumprir meu objetivo. A economia antes era outra, agora precisamos focar em crescimento", comentou.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário