combate ao Aedes aegypti
(Foto: PMBD/Divulgação/Arquivo)
A Prefeitura de Bom Despacho intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Todo sábado, a partir do dia 28 de janeiro, haverá mutirões de conscientização e limpeza nos bairros com maior índice de infestação.
"Começaremos pelo São Vicente, Novo São Vicente, JK, Santa Marta, Aeroporto I, Aeroporto II e Novo Horizonte", destacou o gerente de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Fernando Júnior.
Além disso, foram contratados mais 11 agentes de endemias. A partir da próxima semana, muitos deles usarão bomba costal para borrifar inseticida nos pontos mais críticos da cidade. O trabalho de conscientização nas escolas, empresas e salas de espera das unidades de saúde também será intensificado.
Só este ano, 2.264 residências foram fiscalizadas. Destas, 73 tinham focos ou locais propícios para o desenvolvimento das larvas. Com o trabalho de conscientização dos agentes, todas as situações foram regularizadas. "Demos prazo de 24 horas para o morador eliminar os focos, depois voltamos para conferir. Se a situação ainda estiver irregular, multamos o infrator que está colocando em risco a vida da família e dos vizinhos ", disse Fernando.
Último LIRAa
Em Bom Despacho, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) feito no dia 13 de janeiro apresentou 7,4% de infestação. Mesmo com a redução das notificações de casos de dengue no município, de 70 em janeiro de 2016 para 10 neste mês, a população deve se manter alertar e combater o mosquito. “Mais de 90% dos focos estão nas residências, por isso, só conseguiremos vencer o Aedes aegypti se a população se unir a nós”, concluiu o gerente de epidemiologia.
0 comentários:
Postar um comentário