O Hemocentro regional de Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari, divulgou que o estoque de bolsas de sangue de fatores negativos ainda continuam em baixa no município. De acordo com a unidade, a quantidade das bolsas de sangue dos fatores A-, B-, AB- e O- na reserva está abaixo de 40 unidades, e serve para atender toda a demanda da região até o final do mês de janeiro.
Em outubro de 2015, o baixo estoque das bolsas também foi um dos problemas enfrentados pelo hemocentro. Para o diretor da unidade, Luis Garcia, o período das férias escolares costuma ser de poucas doações, mas salienta que todos devem fazer a sua parte.
"Atualmente estamos com um estoque adequado com cerca de oito doações diárias, mas o ideal seria um estoque seguro com 20 bolsas por dia. O mês de janeiro é um mês bastante crítico para as doações por se tratar da época das férias escolares, muitos professores e alunos que são doares estão viajando, o que nos afeta bastante", analisa.
(Foto: Rede Amazônica/Reprodução)
Segundo dados do hemocentro de Ariquemes, o município possui quase 20 mil doadores cadastrados no local, mas somente cerca de 1.000 são doadores fidelizados, que doam com bastante frequência. Para se manter em nível estável, a unidade precisa ter em estoque aproximadamente 300 bolsas de sangue.
"Precisamos sempre manter uma boa quantidade de bolsas de sangue, pois nunca sabemos o que podem ocorrer futuramente. Precisamos tanto de doações dos moradores de Ariquemes como também dos municípios vizinhos, que muitas vezes utilizam nosso hospital e necessitam de sangue", alerta o diretor.
Doando sangue pela primeira vez, o agricultor Edimir Franco, de 42 anos, conta que sentiu o desejo de poder ajudar o próximo e resolver contribuir com o Hemocentro. "Vim até aqui por livre espontânea vontade, como o interesse de ajudar alguém que possa precisar do sangue futuramente. E agora, sempre que eu puder irei retornar até aqui para poder novamente ajudar mais pessoas", revela.
A coleta do sangue é realizada no Hemocentro de Ariquemes, localizado na Rua Cassiterita, 3613, Centro. O atendimento aos doadores acontece de segunda à sexta-feira das 8h às 13h.
Regras para a doação de sangue
Para realizar a doação de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com documento com foto e bem alimentado. O doador deve ter 50 quilos ou mais e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem estar em uso de medicamentos. Além disso, é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior e evite alimentos gordurosos três horas antes da doação.
0 comentários:
Postar um comentário