O prefeito de Formiga, Eugênio Vilela (PP), decretou estado de emergência na cidade por causa da dengue nesta sexta-feira (20). O resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Superintendência Regional Saúde (SRS), apontou índice de infestação de 6,4%, o que é considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde. Duas reuniões marcadas para segunda-feira (23) irão discutir estratégias.
O secretário municipal de Saúde, José Geraldo Pereira, disse que o estado de emergência tem o objetivo de aumentar o combate ao mosquito transmissor da doença. "Se continuarmos com índices altos como esse, podemos enfrentar um surto de dengue no futuro", declarou.
O governo convocou uma reunião na Câmara para discutir um Projeto de Lei relacionado ao combate à doença. Atualmente, o município possui uma regra que autoriza a Prefeitura a contratar pessoal para trabalhar em situações de surto e calamidade pública.
Uma proposta enviada pelo Executivo ao Legislativo prevê a autorização também em estado de emergência. "O Projeto de Lei viabilizará a contratação de agentes de controle de endemias, que deverá ocorrer através de processo seletivo específico e simplificado, em caráter de urgência", informou a Prefeitura ao G1.
A presidente da Câmara, Wilse Marques (PP), afirmou que a sessão extraordinária está prevista para ocorrer na segunda-feira (23), às 14h.
Ações
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, entre as medidas adotadas contra o mosquito, está a limpeza de locais públicos que podem servir de criadouro. Agentes de controle de endemias visitam casas e orientam moradores sobre o risco de haver focos em reservatórios e aplicam compostos químicos para impedir a procriação.
dengue (Foto: PMF/Divulgação)
Se um caso suspeito de dengue é notificado, os agentes vão à casa da pessoa e checam se existem focos do mosquito no imóvel. "Isso também é feito com o uso do fumacê", informou, acrescentando que essas ações já ocorrem nos bairros Alvorada e Sagrado Coração de Jesus.
O órgão marcou uma reunião para as 13h de segunda-feira para traçar outras ações de emergência. Deverão ser contratados ao menos 17 agentes de controle de endemias. A pasta tem 28 servidores neste cargo e precisa de 45.
"Pedimos a cooperação da população no combate. A melhor forma de se evitar a dengue é acabar com o acúmulo de água em locais propícios para a criação do mosquito transmissor. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, dentre outros", informou a Prefeitura.
0 comentários:
Postar um comentário