Prevista para encerrar em novembro de 2016, a obra da creche Tia Chiquinha, no bairro Novo Buritizal, na Zona Sul de Macapá, está sem data definida para ser entregue.
A construção iniciou em março de 2015 com orçamento de R$ 1.835.374 e encontra-se paralisada, segundo a Associação dos Moradores do Bairro Novo Buritizal. O G1 foi ao local na terça-feira (24), e não encontrou nenhum trabalhador na obra.
A prefeitura de Macapá, responsável pelo empreendimento, prometeu se pronunciar sobre a situação da creche após a posse do novo secretário de Educação, prevista para esta quarta-feira (25).
(Foto: Jorge Abreu/G1)
"A obra está abandonada. Levaram tudo. A empresa questiona que a dona do consórcio deve R$ 100 mil e retirou todo o material, deixando a creche. Todo mundo saiu, inclusive os vigilantes que estavam lá cuidando da construção. Estamos lutando com isso há muito tempo porque os pais precisam sair para trabalhar e não têm com quem deixar as crianças", falou o presidente da associação, Amilton Mira.
Se inaugurada, a "Tia Chiquinha" prevê desafogar a demanda de Macapá, que apesar de ter cinco escolas de educação infantil, nenhuma é considerada creche pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo último dado da pasta, das 1.381 vagas em creches em Macapá, 91% são na rede privada, conforme o Censo da Educação Básica, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
A capital do Amapá só perde em superioridade de vagas na rede particular para Brasília, onde 97% das vagas em creches são ofertadas pela rede privada.
Ainda de acordo com o estudo, são públicas em Macapá 109 vagas ofertadas pelo Município e 17 pelo Estado.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário