terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Criminosos clonam alarmes para roubar carros em Macapá, diz polícia

Clonagem, clone, alarmes, alarme de carro, carro, chave, roubo, polícia, Amapá, Macapá, (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Criminosos estão clonando códigos de alarmes de carros em Macapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Um novo método praticado em Macapá para furtar carros está sendo investigado pelo Núcleo de Operações em Inteligência (NOI) da Polícia Civil (PC) do Amapá. Nele, os criminosos clonam o código do controle remoto do alarme do veículo, ou até mesmo bloqueiam o sistema, facilitando a abertura do carro e furto do que estiver em seu interior. Após o crime, as portas são trancadas novamente, sem sinal de arrombamento.

De acordo com o NOI, do dia 20 de dezembro de 2016 até segunda-feira (2), seis pessoas haviam registrado boletim de ocorrência descrevendo situações semelhantes. Há informações de que já houve outras vítimas, em estacionamentos de shoppings de Macapá, no Centro Comercial e até mesmo na orla da cidade, segundo o delegado Alan Moutinho.

Delegado Alan Moutinho (Foto: John Pacheco/G1)Delegado Alan Moutinho, do NOI, busca identificar
suspeitos (Foto: John Pacheco/G1)

“Já aconteceram casos de furtos em shoppings e em via pública. Interessante é que todos os casos aconteceram entre 15h e 19h. A gente percebe que não é só uma pessoa que está fazendo isso. Vimos mais de um carro sendo usado pelos autores desses furtos”, informou o delegado, que está identificando os suspeitos.

Segundo ele, os criminosos estariam usando um dispositivo eletrônico que copia o sinal emitido pelo controle remoto do alarme do carro, criando um clone do código de segurança do sistema. Em alguns casos, os alarmes são bloqueados e o dono do veículo não consegue abri-lo.

Foram roubadas duas armas de fogo e compras de pessoas que adquiriram produtos em lojas e foram seguidas pelos criminosos.

saiba mais

“A gente aconselha às pessoas que estacionem o carro, inclusive, até eu estou fazendo isso, na hora de fechar o carro, use diretamente a chave na trava. Não usem o sistema de alarme. Usem direto na porta”, aconselhou o delegado.

Já foram registrados pelo país roubos sem arrombamentos, com o uso desse aparelho que clona códigos. Mas no Amapá ainda não se tinha registro, segundo Moutinho. O NOI disponibilizou o número (96) 99202-6000 para denúncias sobre esse tipo de crime.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário