Nas férias, crianças e adolescentes procuram atividades de lazer para aproveitar os dias de descanso. Mas em Uberlândia, um evento diferente que acontece no Parque Municipal Victório Siquierolli atraiu uma turma de aproximadamente 40 participantes. Diversão com aprendizado é o objetivo do curso "Cientistas no Parque", criado por alunas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Meninos e meninas de sete a 16 anos se inscreveram para participar da primeira edição do evento que é gratuito. As atividades acontecem neste sábado (21) com encerramento no próximo fim de semana. A estudante de biologia Nicole Cristina Machado Borges explicou que o curso é diferente de uma colônia de férias.
“Vamos dar atividades para mostrar como é ser um cientista, como fazer questionamentos e descobertas. A criança nasce cientista, fazendo muitas perguntas, mas perde a essência. Queremos despertar isso novamente nelas, sobre como é importante questionar”, afirmou.
As atividades vão ser aplicadas pelas estudantes e uma orientadora do curso. No primeiro dia de encontro, os participantes vão ter aula teórica explicando sobre metodologia cientifica. Depois vão criar e executar um projeto cientifico. A turma será dividida em grupos, que vão escolher um assunto que tem curiosidade.
“Será de forma mais tranquila por ser criança. Por exemplo, elas escolhem uma árvore e vão criar uma hipótese: como é a árvore? Então, no próximo encontro eles vão tentar descobrir tudo sobre a árvore e fazer experimentos para depois chegarem a uma conclusão", explicou.
Meio ambiente
O curso acontece no Parque Municipal Victório Siquierolli, já que no local existe um Museu de Biodiversidade do Cerrado da UFU. Lá também existe o Laboratório de Ecologia e Comportamento de Abelhas. “Tem um cantinho de pesquisa com as abelhas Jataí e Mandaçaia e uma parte do minicurso é mostrar como é o projeto, para instigar os meninos sobre a ciência”, contou a estudante de biologia.
Diversão e educação
A ideia de um curso diferente para crianças nas férias surgiu de duas alunas de biologia da UFU. Nicole Cristina contou que estavam procurando algo diferente para aproveitar o espaço quando a orientadora sugeriu o Curso de Cientista. “Inclusive não colocamos o nome de colônia de férias, pois é um curso e não é brincadeira. Mesmo sendo infantil, terá uma linha educativa, ou seja é diversão com aprendizagem”, finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário