sábado, 21 de janeiro de 2017

Feira de física em Macapá apresenta alternativas para economizar energia

Feira de Física, Projeto, Economia, Energia Elétrica, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Mecanismo apresenta aquecedor de água de chuveiro por meio de raios solares (Foto: Jorge Abreu/G1)

Estudantes da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café apresentaram neste sábado (21) projetos de alternativas de como economizar energia elétrica. As pesquisas foram expostas numa feira de física, no prédio da instituição, no Centro de Macapá.

Entre os trabalhos que mais chamaram a atenção estava um mecanismo de aquecedor de água por meio de raios solares. A estudante do 3º ano Jéssica Loren, de 17 anos, e outros três colegas de turma produziram uma tubulação especial, em miniatura, para explicar o projeto.

Feira de Física, Projeto, Economia, Energia Elétrica, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Estudante Jéssica Loren (Foto: Jorge Abreu/G1)

Para ser instalado em uma casa de verdade, a estudante explicou que seriam necessários uma caixa d’água, o encanamento especial, em duas etapas, e mais 70 garrafas pets. Segundo ela, a primeira etapa do encanamento leva a água da caixa para as garrafas, que ficariam expostas ao sol por cerca de três horas. Aquecida, a água passa pela tubulação ligada ao chuveiro.

“O nosso trabalho inclui uma representação de um mecanismo de aquecedor de água com energia solar, que pode ser feito em casa. Essa alternativa faria com que o consumidor dispensasse o chuveiro elétrico, economizando dinheiro e utilizando uma energia sustentável”, falou Jéssica.

Feira de Física, Projeto, Economia, Energia Elétrica, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Professor Mário Jorge (Foto: Jorge Abreu/G1)

De acordo com o organizador geral da feira, professor Mario Jorge, o evento envolveu 280 alunos, do 1º ao 3º ano do ensino médio, com trabalhos expostos em 32 estandes. O professor destaca que foram os próprios grupos de estudos que escolheram o que abordar dentro do tema principal que é o uso racional da energia. Segundo ele, os trabalhos vinham sendo desenvolvidos desde agosto de 2016.

“O objetivo é incentivar os alunos a colocarem em prática o que aprendem em sala de aula. Nesta edição da feira, buscamos mostrar como se deve usar a energia de uma forma mais racional e explicar desde a criação da eletricidade até a distribuição”, reforçou.

Feira de Física, Projeto, Economia, Energia Elétrica, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Estudante Gustavo Lemos (Foto: Jorge Abreu/G1)

O grupo do estudante do 3º ano Antônio Gustavo Lemos, de 18 anos, apresentou através de uma maquete e um ventilador o sistema de uma cidade que funciona por meio de energia eólica, considerada renovável e limpa.

Ele explicou que a pesquisa foi inspirada na primeira instalação no Brasil, que ocorreu em 1992, na cidade Fernando de Noronha, em Pernambuco, e também na China, maior produtor de energia eólica do mundo.

“Construímos uma maquete que representa uma cidade abastecida com energia eólica. O vento passa por um motor de impressora e manda energia para um aerogerador, que armazena. Esse sistema consegue fornecer energia até seis horas mesmo quando os ventos estão fracos”, disse.

Feira de Física, Projeto, Economia, Energia Elétrica, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Maquete representa uma cidade abastecida por meio de energia eólica (Foto: Jorge Abreu/G1)
Feira de Física, Projeto, Economia, Energia Elétrica, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Feira de Física ocorreu na Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café (Foto: Jorge Abreu/G1)

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário