A comunidade ribeirinha de São Sebastião celebrou, nesta sexta-feira (20), a 27ª edição do tradicional festejo do santo padroeiro. O evento teve duração de dez dias e foi comemorado na frente da igreja, que fica na comunidade do outro lado do Rio Madeira, em Porto Velho. Durante os dias de festejo houve missas, bingos, mastro de oferendas, campeonato de futebol, entre outras atividades.
Cerca de 80 famílias que vivem na comunidade mantêm viva a tradição do festejo de São Sebastião, que começou há 27 anos. Um dos marcos da festa foi nesta sexta, com o levantamento de um mastro com oferendas para o padroeiro, como frutas, dinheiro, brinquedos, objetos e presentes.
Festejo de São Sebastião em Porto Velho
(Foto: Matheus Henrique/G1)
"No 10° dia de festa levantamos o mastro. Tivemos a santa missa e o hoje será o encerramento. No mastro colocamos oferendas e presentes. São oferendas para São Sebastião nos dar saúde e prosperidade para o ano inteiro. Desde a primeira vez participo. Minha irmã tinha uma enfermidade grave e ela fez uma promessa para São Sebastião, que, caso se curasse, ela ia rezar todo dia 20 de janeiro", conta um dos organizadores do evento, o administrador José Rabelo, de 63 anos.
Para Jorge Rabelo, de 45 anos, participar da tradição é motivo de orgulho. Há 27 anos ele ajuda a derrubar o mastro e garantir a segurança dos participantes.
"A minha missão é segurar o mastro para que ele não venha cair sobre as pessoas, portanto eu nunca peguei uma oferenda. São 27 anos fazendo isso. É muito especial poder ajudar e proteger as pessoas que estão em busca da oferenda É o ápice do festejo", explica.
O encerramento da festa aconteceu após a santa missa, com um bingo e uma festa dançante seguida de um jantar, em Porto Velho.
0 comentários:
Postar um comentário