O Governo do Ceará inaugurou nesta quarta-feira (25) 38 poços profundos, adutoras e estações de bombeamento do Sistema de Aproveitamento do Aquífero do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o governador Camilo Santana, o equipamento permitirá o bombeamento de 200 litros de água por segundo.
A intervenção teve custo de R$ 6,5 milhões e foi desenvolvida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). O sistema permite utilizar água que não era usada, aumentando a garantia hídrica na Região Metropolitana de Fortaleza.
A água produzida nos 38 poços é reunida em duas Estações de Bombeamento (EB). Dessas EBs, a água é levada ao Reservatório Apoiado do Pecém (RAP), de onde segue para alimentar os consumidores finais.
A obra de Aproveitamento do Aquífero do Pecém foi possível graças a estudos que já haviam sido desenvolvidos pela Cogerh, avaliando o potencial hídrico da região. Os estudos apontaram para considerável reserva de água no subsolo, com possibilidade de recargas diretas e anuais.
Segundo o órgão, essa recarga é possível devido, principalmente, ao tipo de solo (arenoso e preservado) da região e às médias de chuvas no litoral, que costumam atingir ou até superar as do Estado.
Plano de segurança hídrica
A inauguração do sistema de armazenamento faz parte do Plano de Segurança Hídrica realizado pelo Governo do Ceará.
O objetivo é reduzir em 20% o consumo de água, com investimentos previstos em R$ 72,1 milhões. Dentre as ações do plano estão o controle das perdas e fraudes e a redução da oferta de água em 20% para indústrias da Região Metropolitana de Fortaleza.
0 comentários:
Postar um comentário