O vereador Acácio Favacho (PROS) foi reeleito neste domingo (1) para o terceiro mandato seguido de presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM). A chapa encabeçada pelo parlamentar recebeu 13 dos 23 votos e comandará o parlamento no biênio 2017/2018. Gian do NAE (PT do B) ficou em dez adesões.
O resultado foi proclamado pelo vereador Nelson Souza (Rede), responsável por conduzir o pleito por ser o mais idoso da legislatura, e tem como novos membros da Mesa Diretora Acácio Favacho (PROS) na presidência, Diego Duarte (PTN) na primeira vice-presidência, Pastor Didio (PRP) na segunda vice-presidência, Yuri Pelaes (PMDB) na primeira-secretaria e Marcelo Dias (PPS) na segunda-secretaria.
A chapa de Acácio Favacho (PROS) representou a oposição a gestão do prefeito Clécio Luís (Rede). O presidente da Câmara chegou a ser uma dos comandantes da campanha de Gilvam Borges (PMDB), que disputou a prefeitura no segundo turno em 2016.
Acácio também recebeu apoio do governador Waldez Góes (PDT). Apesar das divergências, o presidente diz que o momento é fazer com que a Câmara possa intermediar a relação entre a prefeitura e o governo.
na Câmara de Macapá (Foto: Abinoan Santiago/G1)
"O momento que estamos passando necessita muito de diálogo com os poderes, principalmente com o executivo municipal de Macapá. A partir desse momento, desmonta-se o palanque e iremos dialogar o prefeito Clécio e governador Waldez Góes para saber como poderemos auxiliar a cidade", disse.
Uma das prioridades para o biênio 2017/2018 é votar a revisão do plano diretor de Macapá, considerado em defasagem.
"Nosso entendimento é de que devemos fazer uma grande revisão no plano diretor de Macapá, que precisa de mudança há mais de sete anos. A intenção é fazer uma grande revisão dentro do que for necessário", frisou.
Na outra chapa, Gian do NAE representava a base do prefeito Clécio. Além dele, concorriam Nelson Souza na primeira vice-presidência, Antônio Grilo (PV) na segunda vice-presidência, Maraína Martins (PR) na primeira secretaria e Bruna Guimarães (PSDB) na segunda secretaria.
Gestão Acácio
Acácio Favacho foi eleito pela primeira vez em chapa única em 2013 e antecipou no mesmo ano a eleição para um segundo mandato à frente da Câmara. A presidência é por um período de dois anos.
O mandato de Favacho à frente do parlamento teve mudança de postura em relação ao prefeito. Ele iniciou o comando da Casa como aliado e terminará na oposição, chegando a ter sido um dos líderes da campanha de Gilvam Borges (PMDB), adversário de Clécio no segundo turno, em 2016.
Favacho implantou durante a gestão o projeto "Câmara Itinerante", a rádio e TV legislativa e por outro lado teve que lidar com recomendações do Ministério Público (MP) do Amapá, que pediam mais transparência no uso do dinheiro público e cortes em supersalários do legislativo.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário