terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Homem completa 106 anos e 'grande família' celebra data com missa, no AP

Aniversário, centenário, Manoel Pacheco, 106 anos, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Manoel Pacheco comemorou aniversário de 106 anos ao lado da família, em Macapá (Foto: Jorge Abreu/G1)

São 106 anos de história do Manoel Pacheco, que comemorou nesta terça-feira (3) mais um aniversário ao lado da grande família que o cerca. A celebração aconteceu na Igreja Jesus de Nazaré, no bairro de mesmo nome, na Zona Central de Macapá.

Segundo a família, todos os anos, grande parte dos parentes se reúne nesta data para comemorar o aniversário do patriarca numa missa de agradecimento. 'Seu Manoel' teve seis filhos, sendo que três morreram, além de 20 netos, bisnetos e tataranetos.

Aniversário, centenário, Manoel Pacheco, 106 anos, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Neta Eliana Pacheco (Foto: Jorge Abreu/G1)

De acordo a neta, a assistente social Eliana Pacheco, de 45 anos, 'Seu Manoel', mesmo com deficiência auditiva, gosta de interagir com as pessoas. Ela conta que é tradição da família a reunião na igreja para a comemoração do aniversário, a pedido do próprio centenário. 

“O aniversário do meu avô é uma data especial para toda a minha família. Celebramos todos os anos na igreja, como forma de agradecer a Deus por mais um ano de vida. Somos uma família grande que ele criou e somos gratos a ele também”, falou Eliana.

O bisneto Breno Pacheco, de 19 anos, disse que o aniversariante é uma pessoa que transborda alegria. Segundo o jovem, o bisavô gosta de receber visitas de familiares, e apresenta uma boa saúde.

Aniversário, centenário, Manoel Pacheco, 106 anos, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Bisneto Breno Pacheco (Foto: Jorge Abreu/G1)

“É um momento de muita alegria, sobretudo, porque o meu bisavô é uma pessoa muito alegre. Ele tem muita saúde, preza por sua independência. É um exemplo de pessoa. Minha família visita ele todos os fins de semana e, sempre, somos recebidos com muita alegria”, destacou o bisneto.

Para a neta Dorilani Pacheco, a história do avô representa união. Ela lembra que depois de perder a mulher, 'Seu Manoel' seguiu em frente com o apoio da família e passou ensinamentos que o casal queria que a geração futura tivesse, como pedir a benção dos mais velhos.

“Estamos comemorando 106 anos de união familiar, amor e respeito. Meu avô criou uma família muito grande. Os valores que ele ensinou para os filhos foram repassados até aos bisnetos”, finalizou Dorilani.

Aniversário, centenário, Manoel Pacheco, 106 anos, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Idoso teve seis filhos, mais de 20 netos, bisnetos e tataranetos (Foto: Jorge Abreu/G1)
Aniversário, centenário, Manoel Pacheco, 106 anos, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Missa de aniversário ocorreu na igreja Jesus de Nazaré, em Macapá (Foto: Jorge Abreu/G1)

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário