O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) informou, nesta terça-feira (10), que está investigando a possível contaminação em dois rios que ficam localizados na Região Norte do estado. As duas ocorrências foram registradas após denúncias.
A primeira denúncia é a respeito da mortandade de peixes no Rio Camaragibe. Já a segunda, é da mudança de cor da água de um riacho no Mirante da Sereia.
No último dia 5, uma equipe do Laboratório de Estudos Ambientais foi até o município de Matriz de Camaragibe para coletar amostras de um trecho do Rio Camaragibe, próximo à uma usina de cana-de-açúcar existente na região para saber se houve despejo de efluentes sem tratamento no leito.
Os resultados da coleta devem sair na próxima quarta-feira (11), mas, segundo o gerente do laboratório do órgão, Manuel Messias, a temperatura medida pelos técnicos durante a vistoria já indica impacto ambiental.
“Esse impacto é causado pela alta temperatura dos efluentes que a usina lança naquele corpo hídrico. Independente do laudo de quarta-feira, que dirá o tipo de efluente lançado, a usina deverá responder por essa alteração”, explicou o gerente.
Já a coleta do rio no Mirante da Sereia foi feita na tarde da última segunda-feira (9). As águas apareceram em cor rosa e a situação foi fotografada por equipes do Instituto Biota de Conservação.
0 comentários:
Postar um comentário