A prefeitura de Ariquemes realiza a partir desta terça-feira (3) um mutirão de limpeza na área urbana do município. O principal objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre zika e chikungunya. A ação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).
Inicialmente o mutirão de limpeza acontece nos setores 1, 2, 3 e 4. Serão recolhidos todos os materiais descartáveis que acumulem água. Os moradores que possuem entulho nos quintais das residências podem depositar nas alamedas para que a equipe responsável possa recolher e descartá-los de forma correta.
O Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Smaha, reforçou que, para o combate a essas doenças é necessária a conscientização dos moradores, mas que, desde já, a prefeitura deve iniciar os trabalhos de limpeza. “Iremos iniciar as ações de prevenção com a limpeza de alamedas e lugares que possuem água parada. Será feito um trabalho de visitação em cada residência com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para que conscientizem os moradores e buscar a eliminação dos focos de mosquito”, comenta.
Fabrício Smaha ainda explicou que a diminuição do mosquito Aedes aegypti é importante para o sistema de saúde do município. “Nesse período das chuvas, boa parte dos atendimentos hospitalares está relacionado às pessoas que possuem sintomas da dengue, febre zika e chikungunya. Se conseguirmos realizar o trabalho de visitação e notificar os moradores sobre os focos do mosquito dentro das residências, iremos consequentemente diminuir em menos de um mês o número de internações hospitalares ocasionadas pelo mosquito”, salienta.
O prefeito Thiago Flores diz que as parcerias desenvolvidas pelas secretarias na tentativa de eliminar o problema dos focos de mosquito será a primeira das próximas ações de trabalho a serem realizadas no município.
0 comentários:
Postar um comentário