terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Primeiro LIRAa de 2017 de São João del Rei está previsto para 10 de janeiro

São João del Rei fechou 2016 com 1.693 registros de dengue, além de duas mortes e sete casos de chikungunya. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde são do dia 27 de dezembro. A partir do dia 10 de janeiro, o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypt (LIRAa) do ano será realizado na cidade.

A cidade ficou em segundo lugar no número de casos no Campo das Vertentes, ficando atrás de Barbacena com 1.769 casos (veja tabela abaixo).

O último LIRAa foi realizado em novembro e registrou 1,1% de infestação.

Cidade Casos
Barbacena 1.769
São João del Rei 1.693
Barroso 1.558
Carandaí 106
Antônio Carlos 32
Andrelândia 16
Alfredo Vasconcelos 7
Senhora dos Remédios 2
Desterro do Melo 1

Criadouros do mosquito
Um dos locais mais críticos do município, segundo o coordenador de endemias José Jardim Júnior, é um ecoponto de descarte, onde pneus ficam a céu aberto acumulando água parada.

Ele reconhece que o lugar não é adequado para armazenar esse tipo de material. De acordo com o coordenador, o certo seria um área coberta, como o material limpo e empilhado.

"Há dois anos atrás aqui existia uma cobertura e ocorreu um incêndio e até agora não foi tomado providências. Em cárater de urgência, os materiais serão removidos para um local coberto", explicou.

Os pneus são levados por borracheiros da região. "São 15 municípios que depositam o material e a gente tem que completar uma carga. Quando completa, temos que enviar para São Paulo", destacou.

Os maiores focos são encontrados nas casas dos moradores. Os bairros Alto das Mercês, Vila Santa Teresinha, Lava-Pés, Dom Bosco e Fábricas tiveram mais incidência no ano passado, onde foram encontrados 23 focos.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário