segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

No AP, criança com doença rara morre após quase um ano de tratamento

Elias Riquelme espera transferência para hospital em São Paulo (Foto: Arquivo Pessoal)Elias Riquelme morreu após quase um ano lutando contra uma doença rara (Foto: Arquivo/G1)

O pequeno Elias Riquelme, de 4 anos, morreu na manhã de domingo (29) após lutar por quase um ano contra uma doença rara denominada angiomatose cística sistêmica, que afetou o fígado, segundo a família. A criança estava em tratamento desde abril de 2016 em São Paulo e recebeu alta em janeiro para passar um período em Macapá.

Antes da transferência para outro estado, a criança chegou a ser diagnosticada com histiocitose, doença rara que trata-se de uma proliferação de células anormais em ossos e órgãos do corpo. Somente na viagem para a capital paulista, foi dado o diagnóstico da angiomatose. A família revela teve dificuldade em encontrar médicos que sabiam da doença.

Elias Riquelme, doença rara, Macapá, Amapá (Foto: Silma Santiago/Arquivo Pessoal)Criança teve barriga estendida devido a doença
(Foto: Silma Santiago/Arquivo Pessoal)

Durante meses de tratamento, Elias apresentou bons resultados e recebeu alta no início de janeiro para voltar ao Amapá. O tio do garoto, o cantor Zé Miguel, informou que a mãe dele estava prestando contas com o auxílio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e buscava vagas em mais hospitais para dar continuidade aos cuidados.

“Elias estava com a barriga grande e teve uma febre que fez a estender ainda mais. Após isso, ele foi internado no Pronto de Atendimento Infantil. Após dois dias no hospital, o meu sobrinho não resistiu. A morte foi de repente, ninguém esperava. Ele apresentava uma aparência saudável, apesar da barriga. Estava bem esperto, brincou bastante”, lamentou Zé Miguel.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário