da Saúde (Sesa) (Foto: John Pacheco/G1)
O coronel da reserva da Polícia Militar (PM) Gastão Calandrini, de 52 anos, foi empossado nesta terça-feira (3) como novo secretário de Saúde do governo do Amapá . O gestor assume a pasta dois meses após deixar a Secretaria de estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
No discurso de posse, Calandrini reforçou que é formado em administração e pretende fazer uma gestão técnica dentro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ele apontou como prioridades do governo o fim da lotação do Hospital de Emergências de Macapá (HE) e a quitação de débitos referentes ao Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
"É um grande desafio que estamos assumindo. A Saúde está vivenciando uma grande dificuldade em nível nacional, e no Amapá não é diferente. Já estamos fazendo diagnóstico a curto, médio e longo prazos para melhorar a Saúde aqui no Amapá. A minha formação é de administrador e vim para ser um gestor público", destacou Calandrini.
socorro do Amapá (Foto: Dyepeson Martins)
No HE, é constante o protesto de parentes e pacientes pela falta da oferta de medicamentos e correlatos, além da grande espera por cirurgias ortopédicas. No caso do TFD, a falta do repasse regular da verba impede a manutenção e viagem de pacientes em tratamento fora do Amapá.
O novo gestor substitui Renilda Costa, que atuou na Saúde nos últimos 16 meses. Ela será deslocada para a secretaria adjunta do Gabinete Civil. O governador Waldez Góes comentou durante a cerimônia de posse que as mudanças têm caráter político e técnico, e que a renovação pode se estender para outras secretarias ainda no mês de janeiro.
"Mudança totalmente técnica, mas com peso político muito forte. São pessoas com experiência em comunicação com os seus subordinados, de lidar com diferenças contrárias, e não necessariamente a política partidária, mas da construção da diversidade", falou Waldez.
Polícia Militar do Amapá (Foto: John Pacheco/G1)
Além da Sesa, tomou posse na cerimônia o também coronel Rodolfo Pereira, de 47 anos, que passa a ser o novo comandante-geral da Polícia Militar. Ele entra no lugar do também coronel Carlos Souza, que foi para a reserva e estava no cargo desde o início de 2015.
Pereira é militar há 27 anos e atuou como subcomandante da corporação entre 2015 e 2016, além de liderar outros setores da PM, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e as áreas de operações, logística e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento.
"Temos a polícia hoje em excelentes condições de trabalho. Estou disposto e vamos fazer um bom trabalho. Nunca conseguimos um efetivo próximo do previsto, mas temos dado conta e estamos compensando com muito trabalho e estratégias", falou o novo comandante.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário