A nova Penitenciária de Segurança Máxima (PSM) de Alagoas que estava pronta desde 2015 foi finalmente inaugurada nesta sexta-feira (20), em caráter excepcional. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão (Seris).
Por enquanto, a Polícia Militar fará a custódia dos presos na nova PSM por um prazo inicial de 60 dias. A medida, segundo a Seris, deve durar o tempo necessário para o processo licitatório da empresa que fará a gestão da unidade, que estava fechada até então por falta de gestora.
Essa decisão foi tomada em meio a diversas ações de transferência e remanejamento de presos para evitar que houvesse confrontos entre eles, já que o país enfrenta uma grave crise no sistema carcerário, com rebeliões e mortes registradas em vários estados, inclusive em Alagoas.
Inicialmente, a nova PSM deve receber gradativamente 240 presos que hoje cumprem pena nos presídios Baldomero Cavalcanti de Oliveira e no Cyridião Durval e Silva.
A transferência será feita por militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Radiopatrulha (RP) e Batalhão Aéreo, sob comando do coronel Neyvaldo, do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD).
O presídio custou creca de R$ 40 milhões e foi financiado pelo governo do estado. Até então, estavam sem uso as 700 vagas da unidade, mas no domingo (15), 240 presos que cumpriam pena no Baldomero Cavalcanti foram levados para a nova PSM. No dia seguinte, eles foram transferidos para o Presídio do Agreste.
0 comentários:
Postar um comentário