Os números de ocorrências de furtos e roubos de veículos ainda são preocupantes em Uberaba. Segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a novembro de 2016 foram registrados 773 roubos de veículos – quase o mesmo número de 2015, quando foram registradas 776 ocorrências.
Apesar da média deste tipo de crime ter permanecido a mesma, o criminólogo Rubens Correia Júnior observa que a cidade segue uma tendência nacional.
“Os números de Uberaba são altos, assim como são altos os números do país todo. Para se ter ideia, a Confederação de Seguros do Brasil estimou que, em 2016, tivemos 60 roubos/furtos de veículos por hora. Uberaba segue uma tendência deste tipo de crime de uma maneira acentuada. Não é uma exclusividade da cidade; vivenciamos um aumento gradativo de crimes contra o patrimônio”, avaliou.
O especialista alerta que o problema não é só de segurança pública, mas há solução. “A solução em curto prazo seria o aumento e o aparelhamento do efetivo policial, além do subsído para eles. Estamos trabalhando com menos policiais do que deveríamos. Temos que investir na inteligência policial, na Polícia Civil. A curto e médio prazo, a questão dos presídios tem que ser revista. Temos que entender que, quem está lá, vai sair e voltar para a sociedade. Por fim, a longo prazo, temos que, de imediato, começar a cuidar da nossa educação e desigualdade social – pensando que, um projeto neste sentido, é de 50, 100 anos, para a melhora do ponto de vista da sociedade e desigualdade social”, ressaltou Rubens.
0 comentários:
Postar um comentário