quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Orla de Maceió terá exposições e apresentação cultural no domingo

Crianças de escolas públicas e outros convidados assistiram a espetáculos no Teatro Deodoro durante lançamento do projeto Relix (Foto: Helder Ferrer/Divulgação)Espetaculix foi apresentado em novembro para crianças de escolas públicas no Teatro Deodoro, durante lançamento do projeto Relix (Foto: Helder Ferrer/Divulgação)

A orla de Maceió terá várias atividades neste domingo (8), a partir das 9h30. As ações são do projeto Relix, que promove incentivo a reciclagem por meio de arte e cultura. O dia será de passeios ciclísticos, apresentações de espetáculos e exposições fotográficas.

Os passeios serão pela manhã, com as bicicletas que serão doadas aos catadores. As chamadas ciclolix levarão a exposição fotográfica do projeto, que depois ficarão na Praça Multieventos, na Pajuçara, durante todo o dia.

Às 15h30, 14 cooperativas do estado vão receber 30 ciclolix, para ajudar no recolhimento de resíduos sólidos. “A Ciclolix foi elaborada para os catadores. Ela oferece menor esforço físico e maior segurança para quem a conduz e para o trânsito, ela aumenta a auto-estima do catador e contribui para a valorização da profissão” define Lina Rosa, idealizadora do projeto.

A exposição fotográfica conta com 20 fotografias de Hélder Ferrer, resultado de um ensaio sobre o universo da reciclagem em banners fotográficos, presos às bicicletas Ciclolix, que abordam imagens da realidade profissional da coleta sob a ótica de valorização da auto-estima da profissão.

A partir das 16 horas, também na Multieventos, o público que estiver na orla vai poder assistir às apresentações do Espetaculix, espetáculo que circula em diversas cidades do estado, e que já soma 130 performances e mais de 30 mil espectadores.

O espetáculo conta com a participação dos atores, bicicletas coletoras, marionetes e sacos de lixo. “O projeto ainda leva a estudantes e trabalhadores da indústria uma oportunidade de contato com um projeto cultural, imersão numa vivência de arte”, afirma Lina Rosa.

Até fevereiro de 2017, o Relix prevê uma intensa lista de atividades em todo o estado, envolvendo apresentações teatrais em escolas e indústrias, doação de lixeiras seletivas a escolas e de bicicletas coletoras a associações e cooperativas de catadores, exposição fotográfica, lançamento de história em quadrinhos e intervenções em espaços públicos.

Orla de Maceió terá exposição fotográfica de Helder Ferrer (Foto: Helder Ferrer/Divulgação)Orla de Maceió terá exposição fotográfica de Helder Ferrer (Foto: Helder Ferrer/Divulgação)
saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário