A solenidade de posse do prefeito reeleito, Clécio Luis (Rede), da vice-prefeita eleita Telma Nery (DEM) e dos 23 vereadores eleitos nas eleições de 2016 para Macapá vai acontecer neste domingo (1º), às 16h, na Câmara Municipal de Macapá, no Centro. Após a posse, será realizada a eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2017/2018.
Segundo a Câmara, o evento vai iniciar com a posse dos 23 vereadores eleitos e reeleitos. Eles assinarão o termo de posse e farão o juramento. Em seguida, serão empossados o prefeito e o vice.
A posse, segundo a prefeitura de Macapá, vai se resumir à cerimônia na Câmara. Por causa da crise, e com a finalidade de economizar cerca de R$ 100 mil, o executivo optou por não realizar a tradicional festa de posse da nova gestão. O gasto abrangeria a locação de som, iluminação, palco e pagamento de artistas e grupos culturais.
Em 2012, o evento foi na Avenida Mário Cruz, em frente a Igreja Matriz de São José de Macapá, com shows. Não existe previsão de atividade comemorativa com promoção do parlamento.
Câmara
Serão empossados os vereadores Cláudio Góes (PDT), Acácio Favacho (PROS), Maraína Martins (PR), Caetano Bentes (PSC), Rinaldo Martins (PSOL), Auciney Maciel (PSDB), Pastor Didio (PRP), Gian do NAE (PT do B), Patriciana Guimarães (PRB), Victor Hugo (PV), Bruna Guimarães (PSDB), Odilson Nunes (PRB), Nelson Souza (Rede), Antônio Grilo (PV), Yuri Pelaes (PMDB), Rayfran Beirão (PR), Marcelo Dias (PPS), Ruzivan Pontes (SD), Diego Duarte (PTN), Japão Baía (PDT), Diogo Sênior (PMB), André Lima (PPL) e Prof. Rodrigo (Rede).
(Foto: Abinoan Santiago/G1)
No dia 1º de dezembro, o prefeito reeleito junto com os demais políticos eleitos para Macapá, foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE). Clécio Luís disputou a eleição com o candidato Gilvam Borges (PMDB), e obteve 123.808 votos, correspondendo a 60,50%.
A vitória de Clécio marcou dois momentos políticos históricos. Um representa a primeira eleição vencida pela Rede em uma capital de estado após ter sido recentemente criada pela ex-senadora Marina Silva. A vitória também quebrou um tabu. Desde 2008, quando Macapá passou a ter eleição em dois turnos, o primeiro colocado na etapa inicial da disputa sempre perdeu de virada no segundo turno. O que não ocorreu em 2016.
Propostas
Clécio destacou durante sua campanha que pretende terminar o que está em andamento no município, a exemplo da construção do conjunto habitacional Açucena, além de outros dois com áreas no Perpétuo Socorro e Rodovia JK; entregar a creche "Tia Chiquinha" e fazer licitação para o transporte coletivo em Macapá.
Ele também destacou que pretende reformar cinco unidades básicas de saúde, além de implantar modelos de escolas em tempo integral em Macapá.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário