segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Primeiro LIRAa de 2017 em Patos de Minas aponta infestação 1,7%

 image
AEDES AEGYPTI
Mosquito está no centro de epidemias.

O Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) divulgou, nesta segunda-feira (16), o resultado do primeiro Levantamento de índice rápido de Aedes aegypti (LIRAa) 2017 feito em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O trabalho foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de janeiro. Os agentes de combate a endemias visitaram aproximadamente 4.000 imóveis.

De acordo com o resultado, o índice de infestação predial do município é 1,7%, que é considerado médio risco. “O índice preocupa todos nós do Programa Municipal de Combate à Dengue, uma vez que os fatores climáticos como as chuvas e calor intenso estão favoráveis para que o ciclo evolutivo do mosquito aconteça de forma mais rápida”, disse Sueli Santos, gerente do programa.

Os principais criadouros do mosquito detectados pelos agentes foram pratos de plantas, que ficam embaixo dos vasos, tambor de água que geralmente armazenam água da chuva, calhas, piscinas, lixo e materiais de construção acondicionados de forma inadequada. A maior incidência de focos se concentra nos bairros Centro, Nossa Senhora Aparecida, Cônego Getúlio, Cristo Redentor, Caramuru, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Paulistano e Planalto.

De acordo com a gerente da Prefeitura, após o resultado do LIRAa, ações de intensificação de combate como mutirões de limpeza, campanhas educativas e a continuidade as visitas domiciliares, serão realizadas em um primeiro momento nos bairros com maior incidência e, em sequência, serão estendidas a todos os bairros da cidade. “A colaboração de toda a população é essencial para que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito vetor, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, seja eficaz”.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário