quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Reitor da UFU fala sobre HC, campus Glória e segurança durante posse

Tomou posse na noite desta quarta-feira (4), em Uberlândia, o novo reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, 64 anos. Ele já tem 40 anos dedicados à Universidade e já ocupou cargos administrativos, como a direção da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento.

Durante a cerimônica, o reitor falou sobre o policiamento nos campi da UFU, onde o pretende realizar monitoramento por câmeras, controle da entrada de carros e reforço na vigilância. Também comentou sobre a situação do campus Glória e do Hospital de Clínicas (HC).

Sobre o hospital, Valder ressaltou a preocupação com a qualidade dos atendimentos. Segundo ele, é necessária uma força tarefa entre a direção do hospital, a Faculdade de Medicina, a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU), os gestores municipais da saúde, promotorias estadual e federal, os Ministérios da Saúde e da Educação e da colaboração das cidades que mandam pacientes para o hospital.

Valder Steffen reitor UFU (Foto: Milton Santos/ Divulgação)Valder Steffen é o novo reitor UFU
(Foto: Milton Santos/ Divulgação)

Além desses desafios, o novo reitor falou sobre o orçamento de 2017 para manter os investimentos da instituição já que, de acordo com ele, os tempos pedem racionalização de recursos. Valder Steffen comentou ainda sobre a expansão dos campi, a modernização da UFU com tecnologia da informação e a internacionalização da instituição.

Cerimônia e nova equipe
A cerimônia teve mesa composta pelo vice-reitor eleito, Orlando César Mantese, o novo reitor Valder Steffen, o reitor em exercício, professor Eduardo Nunes Guimarães, Elmiro Santos Resende, que ficou à frente da reitoria da Universidade no último quadriênio, entre 2012 e 2016, e Juarez Altafin, ex-reitor sênior,  que representou os demais ex reitores. Além deles, autoridades, como prefeitos e deputados, e um grande número de conselheiros da instituição marcaram presença.

A transferência de cargo foi feita pelo professor Eduardo Nunes ao professor Valder Steffen. Em seguida, o novo reitor nomeou os pró-reitores que atuarão em sua gestão: o pró-reitor de graduação será o professor Armindo Quilici Neto. A aérea de extensão e cultura ficará com o docente Hélder Eterno da Silveira e a assistência estudantil, com a técnica administrativa Elaine Saraiva.

Na gestão de pessoas, o professor Márcio Magno será o responsável e no planejamento e administração, o docente Darizon Alves de Andrade. A Prefeitura Universitária será ocupada pelo professor João Jorge Ribeiro, que terá como chefe de gabinete o docente Clésio Lourenço Xavier.

Currículo
Valder Steffen tem 40 anos dedicados à Universidade Federal de Uberlândia. Tem graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté, na França.

Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade, em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, no INSA de Lyon (1986-87) e na Virginia Tech - USA (1999-2000). Ocupou diversos cargos administrativos na UFU, tais como: chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento.

Serviu também ao Sistema Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação (membro do Comitê Assessor de Engenharia Mecânica do CNPq, representante da área de Engenharia III na Capes, membro da Câmara de Tecnologia da Fapemig e membro do Conselho Curador da Fapemig).

Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização de sistemas mecânicos, dinâmica de rotores, materiais inteligentes e problemas inversos em dinâmica. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) de 2006 a 2009. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 - categoria Ciência.

É membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia desde 2013. Atualmente, é professor titular da UFU e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia, além de bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A; bem como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2016).

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário