A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover, no próximo sábado (4), em Uberaba, o primeiro "Mutirão Contra o Aedes aegypti" de 2017 no Bairro Residencial 2000. A ação contará com dois caminhões e 120 agentes de combate às endemias que percorrerão o bairro, começando em frente à Escola Municipal Professora Ester Limírio Brigagão, a partir das 8h.
Segundo Nelson Rannieri, diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde, este mutirão é diferente, pois o foco será os recipientes primários, nos bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, indicados pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa).
“Nossos agentes passarão nas residências e, à medida que o agente for identificando os focos que podem virar criadouro, já vamos com a autorização do morador para retirar e colocar nos caminhões. Nosso trabalho tem a parceria da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), mas é importante destacar que é diferente do #Multiação, que trabalha nesse sentido em terrenos abandonados que recebem descarte irregular de lixo e material”, explicou Rannieri.
O Mutirão Contra o Aedes será exclusivamente aos sábados, das 8h às 12h, para aproveitar as famílias em casa, pois muitas vezes os agentes encontram imóveis fechados durante a semana. O segundo mutirão já está programado para o dia 11, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, com ponto de encontro na UMS Maria Tereza, Rua das Rosas. No dia 18, o mutirão irá percorrer o Bairro Nossa Senhora Aparecida, na Rua Iguatama, no campo de futebol.
Programa #Multiação
Segundo a Prefeitura, é importante ressaltar que quanto à limpeza de áreas públicas e privadas, no que tange o decreto nº 5510 de março de 2016, em que pontua que é dever do cidadão proprietário ou possuidor de imóvel manter sua área limpa e salubre, a Sesurb fica autorizada a executar a limpeza do imóvel e do passeio fronteiriço de imóvel particular, se convier ao interesse público.
Esse serviço será executado por empresa contratada para esta finalidade. O não pagamento da despesa pelo proprietário acarretará em protesto do título. O valor da cobrança da limpeza dos terrenos em áreas privadas será de R$ 14,47/hora/homem.
0 comentários:
Postar um comentário