A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, na manhã desta quinta-feira (23), o projeto de lei que cria o Fundo Penitenciário do Estado do Ceará (Funpen-CE). O Fundo, ligado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, vai garantir que o Ceará receba R$ 52 milhões de recursos diretamente do Fundo Penitenciário Nacional. O projeto segue agora para sanção do governador Camilo Santana.
Conforme a Sejus, os recursos do Funpen garantirão o aparelhamento, reforma e ampliação das unidades prisionais, aquisição de materiais, capacitação de pessoal, assim como financiar atividades e programas educacionais e de inclusão social. Os programas e a aplicação dos recursos serão aprovados por um conselho gestor, composto por membros da Sejus, Secretaria da Fazenda do Estado, Assembleia Legislativa e Conselho Penitenciário.
“A aprovação do Fundo era necessária para que nós possamos ter um sistema penitenciário que possa ressocializar e não apenas encarcerar”, destacou a secretária Socorro França.
“Estamos providenciando a regulamentação do decreto para assegurar o que a lei diz, para que esses recursos sejam aportados e a gente possa iniciar a aplicação. Já temos muitas demandas, o importante é se planejar para começar o trabalho”, complementou a titular da pasta.
Além de recursos federais, o Fundo poderá receber rendimentos vindos de atividades produtivas desenvolvidas nas unidades prisionais ou fora, envolvendo assistidos pelos programas de inclusão social da Sejus; repasse dos contratos de mão de obra apenada; produto de alienação de equipamentos, viaturas ou materiais emprestados do sistema, entre outros.
0 comentários:
Postar um comentário