Fotos feitas por um maqueiro hospitalar, que pediu para não ser identificado, mostram cadeiras de rodas danificadas e poças de água no corredor da rampa de acesso ao 2º andar do Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (Hcal), no Centro de Macapá, o único público de especialidades do estado. O homem que fez as imagens disse que a situação atrapalha a segurança do trabalho e vida dos pacientes.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o prédio passa por reformas e manutenção, assim como troca de telhas. Sobre as cadeiras de rodas danificadas, o hospital disse que deve fazer o reparo delas nos próximos dias.
“Cadeiras de rodas e macas estão nessas condições que mostrei nas fotos. Com o elevador quebrado, nós, maqueiros, temos que subir e descer pacientes pela rampa toda molhada quando chove, com risco de cair. O elevador também está há muito tempo parado, pacientes que acabaram de fazer cirurgia têm que subir e descer as escadas por causa do elevador parado”, reclamou o maqueiro.
Uma das cadeiras está com os pneus desgastados, e outra não possui mais pedal. Com problemas no elevador do hospital, os funcionários deslocam pacientes pela rampa de acesso que, quando chove, fica molhada, informou o maqueiro. De acordo com ele, os pacientes e acompanhantes, assim como os funcionários, reclamam das situações ao setor administrativo do hospital, mas nada é feito.
“Todos os dias pacientes e acompanhantes fazem reclamação na direção e administração, mas nada é resolvido. Nós somos perseguidos se fizermos algum tipo de reclamação. Toda semana passamos a situação de macas e cadeiras para a direção, mas nenhuma providência é tomada”, lamentou.
Segundo o funcionário, outros problemas atigem o hospital, como a falta de material para cirurgias, aparelhos de exames e de cirurgias que deixam de funcionar constantemente e centrais de ar com defeitos.
A Sesa afirmou, na nota, que, “com o intuito de garantir maior conforto aos pacientes e por conta das fortes chuvas, a unidade está passando por reformas e manutenção, realizando também a troca das telhas”. Sobre as cadeiras de rodas, a nota afirma que o Hcal tem três cadeiras “em perfeito estado para a locomoção dos pacientes”, e que em breve a direção providenciará o reparo das danificadas.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário